Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2009 - 17h01

Lula apresentará a prefeitos pacote de medidas para municípios

Publicidade

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara um pacote de medidas destinadas aos municípios que será apresentado aos prefeitos, nos dias 10 e 11, em Brasília. O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) disse nesta quinta-feira que Lula pretende anunciar medidas de estímulo às administrações regionais para geração de emprego, melhoria da qualidade de vida dos moradores e mais o pagamento das dívidas das prefeituras.

"Muitas medidas vão ser anunciadas de estímulo à nova administração e geração de empregos. Estamos estudando a possibilidade de materializar algumas coisas que eles pediram, como financiamento para o INSS e máquinas", disse Múcio, que se reuniu hoje com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

Múcio afirmou que o governo federal tentará atender a um dos principais apelos dos prefeitos, que é a questão do financiamento ou pactuação das dívidas. Como será esse novo sistema, o ministro não antecipou, informando que a novidade será anunciada por Lula.

Com isso, Lula se antecipa à série de reivindicações apresentadas pelos prefeitos na marcha que costumam fazer em março quando vêm a Brasília. Na ocasião, os prefeitos visitam Lula, ministros, os presidentes da Câmara e do Senado, além dos parlamentares.

"Desta vez, ao invés de virem pedir, vamos anunciar uma série de providências que o governo vai tomar para estimular a geração de empregos no município", afirmou Múcio.

Parcerias

Durante a reunião com os prefeitos, Lula vai reiterar a necessidade de haver parceria entre União, Estados e municípios. Mais uma vez, o presidente deverá afirmar que é necessário unir forças para combater a dengue e o analfabetismo, assim como para melhorar os índices escolares no país.

O presidente só vai participar da abertura das discussões. O restante da agenda será cumprida pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), José Gomes Temporão (Saúde), Fernando Haddad (Educação), Múcio, além dos presidentes da CEF e do Banco do Brasil, entre outros.

No final do ano passado, foram enviados convites para prefeitos de todo país. Neles, a Presidência da República informava a realização da reunião, mas sem mencionar a crise financeira internacional.

Já na próxima semana, o presidente deverá reiterar a preocupação do governo com os impactos da crise e as medidas que estão sendo adotadas para evitar sua ampliação. Porém, ressaltará que essas iniciativas terão um efeito ainda maior com apoio integrado dos prefeitos e dos governadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página