Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2003 - 21h48

Deputados mineiros participam de manifestação contra reforma

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Minas Gerais

Oito dos 53 deputados da bancada mineira na Câmara, sete deles integrantes da base governista, foram hoje ao ato, em Belo Horizonte, contra pontos da reforma da Previdência que atinge o Poder Judiciário e empenharam apoio à causa dos magistrados, procuradores e promotores públicos.

Entre os petistas, estava o deputado Virgílio Guimarães, relator da comissão especial da reforma tributária. "A reforma previdenciária tem que se aperfeiçoar. Eu vim aqui para deixar essa palavra. Eu estou em uma postura de absoluta confiança e de acordo com o governo, mas eu vim aqui expressar a defesa da previdência pública", disse Guimarães, que foi aplaudido pela platéia de aproximadamente 450 pessoas.

Além do petista, estavam no Fórum Lafayette, local do ato, congressistas de PC do B, PTB, PL e PSB, partidos que formam, com o PT, a base de sustentação do governo federal no Congresso. Havia ainda um do PSDB, que é oposição.

Todos os congressistas fizeram o discurso que a platéia "qualificada" _expressão cunhada pelos deputados_ queria ouvir. E fizeram críticas ao governo.

O deputado federal Ronaldo Vasconcelos (PTB) denunciou a existência de uma "determinação stalinista" no sentido de impedir que os deputados assinem emendas às propostas de reformas que o governo mandou para o Legislativo.

"Já tem gente orientando e pressionando deputados para não assinar emendas. Nenhuma determinação stalinista vai tapar os meus ouvidos, vai calar a minha boca e vai determinar como eu vou votar. Eu vou votar com os senhores e com as senhoras", disse o deputado trabalhista.

Ao final do ato, Vasconcelos deu os nomes, embora sem tanta certeza. "Acho que é o Genoino e o Dirceu", disse ele, referindo-se ao presidente nacional do PT, José Genoino, e ao ministro José Dirceu (Casa Civil).

Guimarães, que saiu antes de Vasconcelos falar, disse que "tem que ser vista de maneira especial" a carreira do Judiciário e do Ministério Público. "E, com certeza, será. O governo tem que ter essa compreensão", afirmou o relator da reforma tributária, que defendeu a necessidade das duas reformas, mas podendo ser elas "aperfeiçoadas".

No Maranhão, os deputados estaduais petistas Domingos Dutra e Helena Heluy estiveram no evento dos magistrados. Em Sergipe, o deputado federal petista Fernando Fontes acompanhou a manifestação dos juízes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página