Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2003 - 20h10

"Reforma tributária é um engodo," diz Tasso

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou hoje em Recife (PE) que o projeto de reforma tributária do governo federal é "um engodo".

"A reforma tributária, do jeito que foi colocada, é péssima", declarou. "Eu não a chamaria nem de reforma, mas de um engodo, uma tentativa de dizer que estão fazendo a reforma apenas para aumentar a arrecadação."

Segundo Tasso, o projeto "não tem nada que seja bom para o Nordeste" porque "piora a situação dos Estados". Para ele, só a União tem a ganhar com a eventual aprovação da reforma. "Como a União ainda concentra seus gastos no centro-sul do país, o Nordeste vai perder muito e sem nenhuma compensação."

"Aumentando os impostos, haverá aumento da informalidade, da sonegação e do desemprego", disse o ex-governador cearense. Sobre a reforma da Previdência, ele disse que o PSDB apoiará o projeto do governo, "de uma maneira geral". "Estamos fazendo uma análise de alguns pontos que, achamos, merecem ser mais bem discutidos."

O senador afirmou ainda que o partido analisa a proposta de cobrança dos inativos, mas adiantou que, "pelas contas feitas, ela será necessária". Tasso defendeu, entretanto, a criação de regras de transição, do atual regime para o que for aprovado.

Para o ex-governador, o piso de cobrança dos inativos de R$ 1.058 "é mais racional" que o de R$ 2.400. "Mas isso é a minha opinião, pois o projeto ainda não chegou ao Senado para que seja estudado com maior profundidade", declarou.

Sobre a saída de deputados federais do PSDB para engrossar a base governista no Congresso, o senador considerou a situação "natural". "Sempre há uma acomodação após as eleições, e acredito que os parlamentares retornarão ao partido com o desgaste do governo", disse.

Tasso Jereissati visitou Recife para participar da solenidade de filiação ao PSDB de deputados estaduais e vereadores pernambucanos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página