Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2003 - 14h58

Protesto marca início de reunião da SBPC

ANTÔNIO GOIS
RAFAEL CARIELLO

da Folha de S.Paulo, em Recife

A 55ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) foi aberta ontem em, Recife (PE), sob protestos de servidores de universidades federais em greve e militantes do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Cerca de 200 manifestantes, todos vestidos com coletes vermelhos, seguravam faixas contra as mudanças sugeridas pelo governo federal na reforma da Previdência.

Apesar dos protestos no início dos discursos, não houve incidentes na sessão de abertura da reunião, que neste ano tem como tema Educação, Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.

Os ministros Cristovam Buarque (Educação) e Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia) representaram o governo federal. Também estavam presentes o prefeito de Recife, João Paulo (PT), o presidente do PSB, Miguel Arraes, a atual presidente da SBPC, Glaci Zancan, e o presidente eleito da entidade, Ennio Candotti, que toma posse nesta quarta.

No início do evento, as discussões a respeito da reforma da Previdência e da continuidade da política econômica foram o principal tema dos discursos. O vice-presidente da Andes (sindicato que representa os professores universitários), José Domingues Godói Filho, foi o primeiro a falar e acusou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "não permitir que se negociasse abertamente as reformas", recusando-se ao debate.

Na entrada do encontro, Cristovam afirmou que os manifestantes "têm todo o direito de protestar e fazer greve". Ele disse, no entanto, que a discussão sobre as reformas está sendo feita no Congresso Nacional.

Paciência

Parte da platéia reagiu aos protestos dos servidores e dos militantes do PSTU, pedindo silêncio aos manifestantes, que se retiraram do auditório da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) antes do fim da cerimônia.

João Paulo pediu paciência com o governo Lula: "Temos de ter paciência. Não adianta ter a ilusão de que vai ser uma lei que vai segurar o direito do servidor. O que segura esse direito é o Brasil retomar o crescimento econômico com credibilidade, autonomia e soberania", disse.

A partir da fala do prefeito de Recife, as autoridades que discursaram passaram a falar mais sobre o tema do encontro. O ministro da Ciência e Tecnologia destacou em seu discurso a necessidade de desenvolver a pesquisa nas regiões Norte e Nordeste do país.

"É preciso garantir a continuidade dos centros de excelência e promover o desenvolvimento acelerado das regiões mais atrasadas. Investir no desenvolvimento científico do Norte e do Nordeste não significa destituir de investir nos centros de excelência do Sul", disse Amaral. A descentralização da pesquisa do eixo Rio-São Paulo, com o fortalecimento das fundações de amparo à pesquisa nos outros Estados, é uma das principais propostas do MCT sob a gestão de Amaral (PSB), que encontra resistências dentro da comunidade científica.

O ministro Cristovam Buarque voltou a falar sobre a principal meta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva na educação: erradicar o analfabetismo de jovens e adultos em quatro anos.

"Como é possível termos centros de pesquisa e institutos de qualidade e, ao redor delas, pessoas analfabetas? Como é possível que, dentro de universidades, ainda existam pessoas que não sabem ler, sobretudo nos serviços terceirizados? A SBPC tem um papel nessa luta. Ela precisa nos ajudar a construir um movimento que ponha a educação na frente na hora de definir os recursos públicos", disse.

Na cerimônia, o educador Paulo Freire (que morreu em 1997) e o economista Celso Furtado foram homenageados.

A 55ª Reunião Anual da SBPC acontece até sexta-feira. Hoje, o ministro Cristovam Buarque fará uma conferência sobre Educação e Inclusão Social.

Outra conferência que deve atrair público na SBPC é a do cientista britânico Keith Campbell, um dos responsáveis pela clonagem da ovelha Dolly. Ele falará sobre o cinquentenário da descoberta da estrutura do DNA, comemorado neste ano.

Também está marcada para amanhã uma palestra do presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, que falará sobre o uso dos recursos dos fundos setoriais para investimento em pesquisas na área energética, principalmente em energia renovável.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página