Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2000 - 03h30

Pataxós invadem fazenda próxima ao monte Pascoal

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Cerca de 120 índios pataxós invadiram anteontem a fazenda Boa União, a apenas nove quilômetros do monte Pascoal, primeiro ponto avistado pelos portugueses em 1500.

Os pataxós querem rapidez da Funai (Fundação Nacional do Índio) na confirmação de posse e demarcação de 58 mil hectares de terras indígenas nas aldeias de Barra Velha e Corumbauzinho, onde fica a fazenda invadida.

A invasão aconteceu por volta das 5h30 da manhã. Foi conduzida sem conflito, pois não houve resistência dos sete seguranças da propriedade.

Funai, Ministério Público e Polícia Federal foram comunicados do fato, mas nenhum representante dos órgãos havia chegado ao local até o final da tarde de ontem.

As terras reivindicadas pelos pataxós fazem parte dos municípios de Porto Seguro, Itamaraju e Prado (cerca de 700 km ao sul de Salvador) e estão divididas em pelo menos 50 propriedades rurais.

Liderados pelo chefe Joel Brás, os índios criticam a demora da Funai no estudo da posse indígena da terra e na concessão de indenizações para que os fazendeiros desocupem as terras. "Esperamos há pelo menos um ano a demarcação das nossas terras, mas a Funai ainda não nos deu nenhuma definição", afirmou Brás.

Segundo ele, os pataxós ocupam hoje apenas 12 mil dos 70 mil hectares que, originalmente, pertenciam aos índios.

Leia mais notícias de política na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página