Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2003 - 14h56

Lula vai à posse do presidente eleito do Paraguai

Publicidade
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ir à posse do presidente eleito do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, no próximo dia 15.

Duarte Frutos, 46, foi eleito para um mandato de cinco anos com 37,2% dos votos, cerca de 14 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Julio César "Yoyito" Franco.

O presidente eleito é ex-jornalista e ex-ministro da Educação, vai assumir o cargo com o desafio de enfrentar a pior crise econômica das últimas cinco décadas e de tirar do Paraguai o título de país mais corrupto da América Latina, segundo ranking da organização não-governamental Transparência Internacional.

Sua vitória, porém, mantém no poder o Partido Colorado, que governa o país ininterruptamente desde 1947 --incluindo o período da ditadura do general Alfredo Stroessner, de 1954 a 1989.

Em um encontro com Lula logo após as eleições paraguaias, ocorrida em 27 de abril, Duarte Frutos disse que a prioridade para os dois países deve ser o Mercosul e não a Alca.

Para ele, os países da América Latina precisarão pensar "duas ou três vezes" antes de aderir à Alca, que só tem sentido se representar uma oportunidade para o fortalecimento das indústrias dos países latino-americanos, se forçá-los a ser muito mais competitivos e melhorar seus indicadores sociais.

Segundo Duarte Frutos, "a prioridade é fortalecer o Mercosul e explorar os blocos que estão atuando no mundo". Ele disse que Lula se comprometeu a não exercer uma posição hegemônica no Mercosul. "Isso implica a possibilidade de uma administração mais equitativa", afirmou na época.

A economia paraguaia é extremamente dependente da brasileira e da argentina, que se encontram no momento bastante debilitadas. Só a parte da energia produzida em Itaipu que o Paraguai revende para o Brasil corresponde a nada menos do que 25% das receitas orçamentárias do país, cuja evasão fiscal é calculada em 72%.

O atual presidente do Paraguai, Luiz González Macchi, deixa o governo com alta impopularidade e depois de ser quase deposto em um processo de impeachment.

Entenda o Paraguai

. Nome: República do Paraguai
. Área: 406.752 km²
. População: 5,6 milhões
. Idiomas: espanhol e guarani
. Moeda: guarani
. Capital: Assunção
. Forma de governo: República presidencialista
. PIB: US$ 6,9 bilhões (0,07% do PIB das Américas - dados de 2002)
. Renda per capita: US$ 1.105
. Desemprego: 17%
. Posição no IDH**: 90ª

*O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera a lista, e o Brasil está na 65ª posição.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página