Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2009 - 19h38

PMDB elege maioria de presidentes de comissão do Congresso

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Fortalecido depois de eleger os presidentes da Câmara e do Senado, o PMDB se consolidou nesta quarta-feira como o maior partido com representação no Congresso Nacional ao conseguir eleger a maioria dos presidentes das comissões permanentes das Casas Legislativas. O partido emplacou parlamentares em cargos estratégicos do Congresso, como a presidência das CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e o comando da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado.

Pela CCJ, tramitam todos os projetos que chegam ao Legislativo --uma vez que cabe à comissão analisar a admissibilidade das matérias (se estão aptas a tramitar, ou não, pelo Congresso). O deputado Tadeu Filippeli (PMDB-DF) foi eleito para presidir a CCJ da Câmara. No Senado, o cargo ficou nas mãos do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

A CAE, por sua vez, tem a tarefa de analisar projetos que tratam de temas econômicos. O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), ex-presidente do Senado, foi escolhido por acordo para presidir a comissão.

O PMDB ofereceu o comando da CAE a Garibaldi depois que o peemedebista abriu mão de disputar a presidência do Senado em favor do senador José Sarney (PMDB-AP).

No Senado, além da CAE, o PMDB também conquistou as presidências da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo --que tiveram eleitos para as presidências os senadores Valter Pereira (PMDB-MS) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), respectivamente.

Na Câmara, por sua vez, o partido conquistou a CCJ, a Comissão de Minas e Energia e a Comissão de Seguridade Social. O deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ) foi eleito para presidir a Comissão de Minas e Energia, enquanto a deputada Elcione Barbosa vai ficar no comando da Comissão de Seguridade Social.

A hegemonia do PMDB se justifica uma vez que o partido reúne as maiores bancadas na Câmara e no Senado. Como as presidências das comissões são divididas tendo como base o tamanho das bancadas dos partidos nas Casas Legislativas, o PMDB garantiu a maioria dos comandos das comissões.

A escolha das presidências das comissões ocorreu nesta quarta-feira, tanto na Câmara quanto no Senado. Os deputados e senadores eleitos para os cargos permanecem nas novas funções até o final de 2010.

Comentários dos leitores
Gentil Geraldo Favato (3) 01/02/2010 22h19
Gentil Geraldo Favato (3) 01/02/2010 22h19
Seria trágico se não fosse cômico. Esse país jamais será sério. Depois do PT só nos resta mesmo pendurar a chuteira. Acrediatr em mais o quê?
Só roubam! Só mentem!
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h23
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h23
Afinal, mentir é mais fácil do que dizer a verdade! Né Sarney? 6 opiniões
avalie fechar
antonio guerra (63) 18/01/2010 20h26
antonio guerra (63) 18/01/2010 20h26
Sarney e Lulla: os intocáveis, os manda-chuvas, e assim vai muito bem o nosso Brasil.
Já pensaram em colocar Sarney como vice da Dilma?
Seria a fanfarra completa.
Afinal, ele é blindado. Ela poderia atirar à vontade...
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1895)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página