Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2003 - 07h04

Radicais do PT anunciam novo partido

Publicidade

TALITA FIGUEIREDO
da Folha de S.Paulo

No auditório 13 (número do PT nas eleições) da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), os deputados federais Luciana Genro (RS), Babá (PA), e João Fontes (SE) anunciaram a fundação de um novo partido de esquerda que poderá se chamar PTS (Partido dos Trabalhadores Socialistas). O partido deve ser fundado até o final de 2004.

Apesar de ainda não terem sido expulsos oficialmente, eles consideram que já houve uma "expulsão branca" e disseram esperar uma "decisão do Diretório [Nacional] do partido". Luciana Genro afirmou que eles continuarão lutando contra a expulsão e que não pretendem sair do PT.

"Eles já estão decididos a nos expulsar. Sabemos que é só uma questão de tempo", afirmou a deputada gaúcha. "Não há mais como salvar o PT. Diante da nossa exclusão, queremos aglutinar [no novo partido] todos militantes petistas que se sentem expulsos como nós. Será uma alternativa política de esquerda", disse.

"Vamos herdar o espólio do PT para construir esse novo partido que vai juntar diferentes vertentes da esquerda e será construído com gente do PSB, PDT, PSTU", afirmou Fontes.

Os deputados se disseram dispostos a apoiar qualquer decisão tomada pela senadora Heloísa Helena (AL), que deverá concorrer à Prefeitura de Maceió. Para concorrer, ela terá de se filiar a um partido, possivelmente o PSTU, que já se declarou aberto a recebê-la. "Não necessariamente vamos nos filiar ao PSTU. Mas vamos fazer o que a senadora achar necessário para viabilizar sua eleição", disse Babá. "Se nós nos filiarmos, será uma filiação transitória", acrescentou Genro.

Fontes criticou a atitude do Diretório Nacional do PT de mudar a data em que a Comissão de Ética do partido analisará a situação dos parlamentares que votaram contra a reforma da Previdência. A análise, que seria em setembro, só acontecerá em outubro. "Isso é uma manobra para impedir que a senadora Heloísa Helena se eleja. O prazo para que ela apresente a candidatura é dia 2 de outubro e eles só vão tomar a decisão depois disso." Segundo ele, até o final do ano que vem, cerca de 20 deputados e três ou quatro senadores terão aderido ao novo partido.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página