Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2003 - 18h45

Lula diz que não é "dono da verdade" e que vai negociar as reformas no Senado

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante uma feira agropecuária na cidade de Esteio (RS), que o governo federal não é o "dono da verdade" e que vai continuar negociando as reformas no Senado.

"Nós negociamos com os governadores e na Câmara, como vamos negociar no Senado. O governo federal não é o dono da verdade. Ele defende a sua tese, mas está aberto a ceder quando outras teses se apresentarem com mais eficácia do que a tese apresentada pelo governo federal", declarou.

Para Lula, a política tributária no Brasil é um jogo em que "todos querem ganhar e ninguém quer perder" e que é "difícil construir um jogo em que há empate".

"O problema da política tributária do Brasil é que todos querem ganhar e ninguém quer perder. O governo federal quer ganhar e não quer perder, os governos estaduais querem ganhar e não querem perder. É muito difícil construir um jogo em que há empate em todas as partes", disse.

Segundo o presidente, a reforma tributária vai acabar com a "peça de retórica" defendida por políticos e por empresários e que vai criar uma "densidade nacional".

"Antes era apenas uma peça de retórica defendida de forma diferente por nós políticos e também defendida de forma diferente pelos empresários brasileiros. Cada um tinha sua política tributária. Cada um pensava no seu Estado. Cada um pensava no seu município. Cada um pensava na sua categoria econômica ou na sua fábrica. e nós resolvemos dar densidade nacional a uma proposta de política tributária", afirmou.

Lula disse ainda que "no momento certo" enviará ao Congresso um projeto de lei sobre a questão dos alimentos transgênicos, mas que o debate sobre o assunto deve ser científico, e não ideológico.

"Eu já disse que não quero, dentro e fora do governo, um debate ideológico sobre a questão dos transgênicos. Quero um debate científico. Vamos discutir com seriedade e responsabilidade esse assunto, e não com o grito dos que são a favor e dos que são contra. Teremos uma única diretriz para todo o território nacional, com base no debate científico", afirmou.

Com a visita de hoje à Expointer de Esteio (Grande Porto Alegre), Lula completou a nona visita a feiras agropecuárias em oito meses de governo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página