Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2000 - 21h21

Maluf conversa com 1.800 internautas no bate-papo da Folha Online

Publicidade

da Folha Online

O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PPB, Paulo Maluf, participou agora há pouco de um bate-papo promovido pela Folha Online

Cerca de 1.800 pessoas participaram da conversa com Maluf, a maior audiência dos bate-papos já realizados pela Folha Online com os demais candidatos.

Maluf foi questionado sobre seu polêmico projeto de implantar a prisão perpétua, sobre o PAS (serviço de saúde municipal iniciado em sua gestão como prefeito) e sobre a administração do atual prefeito e ex-afilhado político, Celso Pitta.

O candidato disse que a gestão de Pitta tem sido bastante ruim e que, nas próximas eleições, o eleitor poderá escolher melhor o administrador da cidade. "Pretendo, caso eleito, resgatar a dívida que tenho com São Paulo", afirma Maluf, que foi um dos responsáveis pela vitória da candidatura de Pitta em 96.

Maluf foi questionado também sobre os escândalos envolvendo o atual prefeito e a distribuição de propinas aos vereadores paulistanos. " A fraqueza do prefeito Pitta criou uma permissividade indesejável", disse ele.

O pepebista falou ainda sobre a proposta de parceria civil entre homossexuais _proposta de autoria da rival Marta Suplicy, líder das pesquisas. " Acho que esse assunto não é prioritário para uma cidade que tem problemas profundos de violência, desemprego, trânsito, poluição, saúde pública, educação, áreas verdes e esportes. Tem candidato que só pensou até agora em sexo ou em educação sexual".


Leia a íntegra do bate-papo com o candidato Paulo Maluf

(20:01:49) : :Moderador UOL : O UOL agradece a presença de Paulo Maluf, candidato à prefeitura de São Paulo. Bom papo a todos.

(20:02:25) : :Paulo Maluf : Boa noite. Agradeço a todo que me honram com sua audiência.

(20:02:32) : : Paulo Rocha : Prezado Dr. Paulo Maluf, gostaria que o senhor tecesse comentários a respeito do imposto único defendido pelo candidato Marcos Cintra?

(20:03:39) : : Mark : Como vc vai implantar a prisão perpétua?

(20:04:56) : :Paulo Maluf : O imposto único é uma idéia viável e que deve ser defendida na próxima reforma tributária a ser examinada pelo Congresso. O Brasil tem 57 impostos e diferentes contribuições financeiras e previdenciárias que dificultam inclusive aqueles que querem contribuir com seriedade. Acho que no máximo dois impostos federais, dois estaduais e dois municipais resolveriam o problema.

(20:08:54) : :Paulo Maluf : Mark, essa idéia é adotada em todos os países democráticos tais como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Japão entre outros, no caso de crimes hediondos. Pretendo defender esta implantação junto ao Congresso Nacional, inicialmente aumentando a pena máxima para 60 anos sem remissão. Isto equivaleria à prisão perpétua sem necessidade de modificar a Constituição. O projeto de Lei foi apresentado pelo deputado federal Cunha Bueno, meu vice-prefeito. Além do mais, acho que o preso deve trabalhar. O trabalho ajuda a restituir a dignidade e é pedagógico para quem cumpre pena.

(20:09:07) : : RogérioSP : Boa noite a todos! Caso o senhor seja eleito, como pretende cuidar da segurança na cidade, com maior policiamento, se quem cuida segurança das cidades, é o governo do estado.

(20:11:30) : :Paulo Maluf : Advogado/SP, sim. Pretendo terminar a obra já iniciada. Aliás, esta tem sido a minha postura em todos os cargos públicos que ocupei. A pior solução são as obras interrompidas. Terminado o Fura-fila no estágio atual vamos estudar a sua viabilidade econômica, ocasião em que teremos a decisão definitiva, ou seja, continuar ou deixar funcionando o já existente.

(20:11:48) : : Paulipetro : Como fazer para dissociar sua imagem da administração corrupta de seu afilhado político Celso Pitta?

20:18:49) : :Paulo Maluf : Rogério, o governo do Estado falhou. Manchete principal da Folha de São Paulo de cinco dias atrás diz que 'A criminalidade em São Paulo suplantou a do Rio de Janeiro'. Em São Paulo são assassinados anualmente 59 pessoas por 100 mil habitantes, enquanto no Rio são 45 assassinatos por 100 mil habitantes. Ou seja, a criminalidade em São Paulo é 30% maior que a do Rio de Janeiro. Para você ter uma idéia, quando fui governador a criminalidade era de 8 assassinatos por 100 mil habitantes. Nas grandes cidades do mundo a responsabilidade da segurança pública é do prefeito e não do governador. Acho que já correu o mundo o sucesso do prefeito Giuliani de Nova York, onde a queda dos índices de violência deram o maior impulso aos investimentos na cidade com o consequente aumento da geração de empregos. Vou criar a Secretaria de Segurança Municipal e digo a você que não tenho medo de assumir este desafio. Aliás, assim aconteceu no cinto de segurança, no fumo em restaurantes, nos piscinões e em todas as idéias avançadas que tive. Além do mais, pela modificação do preceito constitucional seria de responsabilidade dos prefeitos de cidades acima de 1 milhão de habitantes. Isto iria desde Porto Alegre até Manaus. Ou seja, cerca de 12 cidades.

(20:18:58) : : Becker : Gostaria de saber do Sr. qual sua opinião sobre a atual Câmara Municipal de São Paulo? Acha que ela deve se reformular?

(20:22:12) : :Paulo Maluf : Paulipetro, quando sai da prefeitura, em dezembro de 96, tanto o Datafolha como o Ibope e a Vox Populi me davam um índice de cerca de 61% de ótimo/bom, 30% de regular e 7% de ruim/péssimo. Tenho certeza que todos vão concordar que há 4 anos atrás a vida em São Paulo era melhor. O Pitta passa, mas os problemas ficam. Se o Pitta é um mau prefeito, fica ai o alerta para não eleger um outro mau prefeito para os próximos 4 anos. Não acredito que o paulistano queira sofrer mais 4 anos. Por isso, pretendo ser eleito e resgatar a dívida que tenho com São Paulo.

(20:22:17) : : Gabriel : Dr. Maluf como o sr. enxerga o 'complô' que a mídia e a sociedade paulista faz contra o sr.?


(20:24:01) : :Paulo Maluf : Becker, minha opinião é péssima. A fraqueza do prefeito Pitta criou uma permissividade indesejável. Pense bem e não jogue fora seu voto. Vote consciente e vote em um candidato a vereador que você conheça e que você possa ter a garantia que vai ser eficiente e honesto.

(20:26:37) : :Paulo Maluf : Gabriel, eu sou um homem feliz, não tenho rancor com as perseguições e as injustiças que me fizeram e ainda me fazem. Sou casado há 45 anos com uma mulher maravilhosa que é a Sylvia. Tenho quatro filhos maravilhosos e 11 netos. Como sou cristão e acredito no julgamento final tenho a certeza que uma perte da minha via crucis será compensada com um melhor destino no outro mundo.

(20:27:02) : : Paulo Rocha : Caso eleito, pretende reativar o PAS? E na sua opinião porque o PAS foi desativado?

20:30:05) : :Paulo Maluf : Paulo Rocha, por princípio, não creio que a cidade de São Paulo necessite de maior concentração demográfica. Não conheço o projeto nas suas minúcias e portanto não desejo condená-lo à priori. Mas numa cidade com problemas de transporte coletivo, poluição, falta de infra-estrutura penso que seria melhor uma descentralização de construção e não uma concentração. Eleito, pode ter a certeza, o projeto terá de ser discutido com toda a sociedade, com os institutos de engenharia e arquitetura e só deverá ser aprovado se tiver uma razoável viabilidade.

(20:30:19) : : economista : Por que investir tanto em malha viária se o transporte sobre trilhos é mais barato e não gera congestionamentos ?

(20:33:19) : :Paulo Maluf : Paulo Rocha, sim. Pretendo reativar o PAS com algumas modificações referentes aos controles de auditoria e de despesa. O PAS foi considerado pela Harvard Medical School como o melhor plano de saúde do mundo. Entretanto, muitas críticas existiram na atual administração na sua aplicação. Temos que punir de maneira exemplar as eventuais irregularidades. Não podemos, entretanto, punir a população com a falta de um plano de saúde que atenda preferencialmente as pessoas mais pobres da cidade. O PAS foi desativado em parte por falta de bom gerenciamento.

(20:33:30) : : OTIMISTA : Qual é sua prioridade para a educação ?

(20:38:33) : :Paulo Maluf : Economista, são dois enfoques diferentes. Na malha viária, você urbaniza, permite construções de novos pólos de desenvolvimento da cidade. Grandes shoppings centers, supermercados, prédios de escritório e de apartamento não poderiam ter sido construídos sem as avenidas que me orgulho de ter construído. O transporte sobre trilhos, diferentemente do que você afirma, é bem mais caro por quilômetro. Além do mais, ele serve para levar o passageiro da origem para o destino sem permitir a reurbanização dos bairros. Os metrôs são muito importantes em todas as grandes cidades do mundo e eu construí uma boa parte do metro de São Paulo. Mas o que faz a fama das grandes cidades são as avenidas. Exemplo: Nova York, com a 5ª avenida, Madison Avenue, Park Avenue e outras. Paris, com a avenue Champs Elysees e outras.

(20:38:53) : : macho : Senhor Paulo Maluf, faca uma avaliação do governo FHC?!?

(20:45:05) : :Paulo Maluf : Otimista, São Paulo tem cerca de 1 milhão de alunos na rede escolar municipal. Quando prefeito foram 4 anos de lua de mel com o magistério, alunos e pais. Foram 4 anos sem nenhuma greve. Demos a melhor merenda escolar, implantamos o Leve-leite, compramos 14 mil computadores para o ensino de informática dos alunos, pagamos os melhores salários e iniciamos o ensino profissionalizante em diversos estabelecimentos. Pretendo usar os 850 prédios escolares nos fins de semana para reciclar e profissionalizar os trabalhadores para o mercado de trabalho. Além do mais, vamos instalar zeladorias em todas as escolas municipais onde irá morar um guarda municipal com a família. Isto vai ajudar a combater o tráfico de drogas durante o dia e defender a escola do vandalismo à noite. Além do mais, pretendemos instalar a Internet em todas as escolas municipais e torná-las com a mesma qualidade das escolas privadas. Aqueles alunos que sempre, no começo do ano, não encontrarem vagas nas escolas municipais ou estaduais pretendemos dar uma bolsa de um salário-mínimo para estudar nas escolas particulares. Garanto que haverá vagas para todas as crianças do município.

(20:45:17) : : BRUNÃO : O q o sr. tem a dizer sobre as denúncias de corrupção em relação ao PAS e às declarações do candidato Alckmin de que a cidade deixou de receber 200 milhões de reais por não participar do SUS?

(20:46:50) : :Paulo Maluf : Macho, o primeiro governo de 4 anos teve uma boa avaliação por todos os institutos de pesquisa. Entretanto, atualmente as pesquisas demonstram uma grande insatisfação pela violência que se instalou em todo o Brasil, pelo desemprego e pelos precários serviços de saúde pública. O último Ibope é muito desfavorável ao governo FHC.

(20:47:32) : : marcio : como se sente sendo o candidato com maior indice de rejeiçao nas pesquisas

20:51:04) : :Paulo Maluf : Brunão, quanto as denúncias de corrupção, devem ser todas investigadas. Os instrumentos disponíveis da polícia, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e de auditorias independentes devem ser acionados. Os culpados têm que ser punidos. Entretanto, o sistema SUS não tem se mostrado eficiente em todo o Brasil. Para qualquer prefeito comodista seria fácil dizer que a responsabilidade seria do SUS, ou seja, do governo federal. A diferença entre mim e os outros candidatos é que eu não desejo ser um prefeito só para varrer calçadas ou tapar buracos. Quero assumir a responsabilidade da saúde pública no município, pois está à sua disposição pesquisas que indicavam durante 96 que mais de 85% da população aprovava o PAS.

(20:51:57) : : Mario : Como serão comandadas as administrações regionais? Ainda serão usadas como moeda de barganha com os vereadores?

(20:52:53) : :Paulo Maluf : Márcio, você ganha a eleição com votos positivos. Têm muitos candidatos sem rejeição e com votação variando de 0 a 2%. As maiores rejeições são sempre para os candidatos mais conhecidos. Espero ganhar a eleição e espero, sim, que no fim da minha administração você possa estar entre os 90% que me aprovaram na última prefeitura.

(20:55:16) : : Gilberto Leal : Caro, gostaria de sua opinião sobre o que deve ser feito para regularizar ou pelo menos acertar o tranporte coletivo efetuado por perueiros, o senhor é a favor ou contra?

(20:58:34) : :Paulo Maluf : Mario, não serão usadas como moeda de barganha com os vereadores. Na minha administração não houve nenhuma barganha. Ao contrário, em 48 meses demiti 68 administradores regionais das 24 existentes. Não permiti e não compactuei com nenhuma barganha. À menor denúncia, o administrador era demitido. Pretendo, se eleito, ter a ajuda em cada administração regional de um conselho constituído por pessoas da comunidade local. Exemplo, sociedade amigos de bairro, clube diretores de lojistas, sindicatos dos trabalhadores, Lions, Rotary, associação comercial, clube de mães, que serão, na verdade, os verdadeiros auditores da honestidade e da eficiência dos administradores regionais. Desde já, Mário, convido você a me ajudar no seu bairro. Na terceira maior cidade do mundo, o prefeito pode fazer muito se contar com ajuda descompromissada da sociedade civil. Isso eu espero na minha próxima gestão.

(20:58:59) : : Vladvostock! : Esse seu PRETENDO significa o que ? Vc pretende .......mas não tem certeza se vai realizar .........não é melhor dizer ........: Que isso não vai sair do pretende !!!!! Ou fazer mesmo , concluir esses planejamentos .........invés de pretendo ??!!!!!

(21:00:44) : :Paulo Maluf : Gilberto Leal, sou a favor, em tese, de todos aqueles que trabalham com seriedade. Nunca coibi o trabalho de ninguém. Portanto, tenho que ser a favor do trabalho do perueiro. Mas ele deve ser regularizado e regulamentado de maneira que o transporte coletivo, metro, ônibus, corredores de ônibus, perueiros e taxis sejam feitos de maneira otimizada para o benefício da cidade.

(21:00:50) : : Andys : Parece que quando aproximam realemnte das eleições todos fogem do assunto: a final...o senhor é contra ou afavor do parceria civíl entre pessoas do mesmo sexo? Prefeituras atualmente tem tomado decisões positivas e negativas sobre isto, como será a sua?

(21:05:28) : :Paulo Maluf : Andys, minha posição é clara: não sou juiz das preferência sexuais das pessoas. Todos sabem que eu gosto da minha mulher Sylvia. Se algumas outras pessoas têm preferências diversas, não sou eu que vou aprovar ou condenar. Cada um é dono de sua vida, democraticamente. Entretanto, acho que este assunto não é prioritário para uma cidade que tem problemas profundos de violência, desemprego, trânsito, poluição, saúde pública, educação, áreas verdes e esportes. Tem candidato que só pensou até agora em sexo ou emm educação sexual. Nada a objetar. Entretanto, é uma credencial muito pequena para administrar a terceira maior cidade do planeta.


  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página