Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2003 - 16h04

RSF denuncia "covardia" de Lula durante sua visita a Cuba

Publicidade

da France Presse, em Paris

O secretário-geral da organização de defesa da imprensa e dos jornalistas Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Robert Menard, denunciou hoje a "covardia" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não ter falado sobre direitos humanos durante sua visita no fim de semana a Cuba.

"Estou atônito por tanta covardia", declarou à AFP Menard durante o ato "Cuba sim, Castro não", um evento organizado pela RSF esta segunda-feira em um teatro de Paris que contou com a participação de personalidades como a atriz francesa Catherine Deneuve e o escritor espanhol Jorge Semprún.

"Ninguém pediu muito a Lula, só que mostrasse publicamente que não concordava e que recebesse os familiares dos cerca de 80 dissidentes detidos em março em Cuba", explicou.

O próprio Menard escreveu a Lula antes de sua viagem a Cuba para lhe pedir que se reunisse com os familiares dos detidos.

"É essa a nova esquerda latino-americana?", perguntou Menard, que lembrou que o Brasil havia votado há alguns meses pela exclusão da RSF da ONU (Organização das Nações Unidas), ao lado de "ditaduras como Cuba e Líbia".

"A esquerda latino-americana não tem nenhuma credibilidade, porque sempre foi capaz de mobilizar-se contra as ditaduras de direita, mas nunca contra as de esquerda", afirmou.

A imprensa francesa também destacou esta segunda-feira a "cautela" de Lula em Cuba e o fato de não ter falado publicamente sobre os direitos humanos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página