Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2003 - 08h40

PT patrocina emissora pirata em Guaribas

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O governo petista do Piauí patrocinou em Guaribas, cidade-piloto do programa Fome Zero, a instalação de uma rádio pirata, ou seja, que não possui autorização do Ministério das Comunicações para funcionar.

A emissora "Esperança FM" é controlada pela Associação de Moradores de Guaribas, formada por sugestão do governo do Estado, e tem entre seus programadores militantes do PT, que acumulam a função de agentes do Fome Zero.

Oscar de Barros, secretário de Comunicação do governo, afirmou à Folha não ter conhecimento do uso político da emissora e negou que ela já estivesse no ar. "Está apenas em caráter experimental, tocando música."

No próprio site do governo, há uma "reportagem" com o título "Rádio comunitária de Guaribas está em pleno funcionamento", afirmando que transmitiu uma entrevista com um representante do Ministério das Cidades.

Barros disse também, em entrevista gravada, que nesta semana enviará uma equipe da secretaria para "discutir questões voltadas à programação da emissora".

"[Vamos discutir] que tipo de programas, estar estruturando e idealizando [os programas] para jogá-los no ar assim que acontecer a legalização completa."

Pela lei, a interferência do governo no conteúdo da emissora seria proibida. "O Estado não pode substituir a sociedade civil organizada", afirma José Sóter, da Abraço (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias).

Ao ser questionado sobre essa suposta irregularidade, Barros afirmou: "Não é para elaborar a programação, meu bem. Não disse isso e não estou fazendo isso. Serão oficinas de trabalho com a comunidade. A associação é que vai definir após passar por esse processo de formação. A gente não faz tarefa que não é da nossa competência."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página