Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2009 - 16h38

Pressionado por setores do PT, Delúbio Soares pode abrir mão de pedido para retornar ao partido

Publicidade

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Pressionado por setores do PT, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares pode abrir mão de seu desejo de retornar à legenda. O PT quer convencê-lo a retirar o pedido para livrar o partido dos reflexos que o assunto pode ter na campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à sucessão presidencial.

A pressão aumentou nos últimos dias depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou ser contrário à concessão de anistia ao ex-tesoureiro antes da decisão final do processo do mensalão que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).

Para ele, o ideal seria evitar que o assunto coloque o PT no foco de lembranças do escândalo do mensalão e denúncias de corrupção.

Oficialmente, o discurso da cúpula do PT é que o pedido de Delúbio será discutido e votado pelo Diretório Nacional da legenda no dia 23 de maio.

Para obter o perdão da expulsão, Delúbio tem de receber o voto favorável da maioria simples do diretório, que reúne 84 membros. No entanto, para realizar a votação do pedido devem estar presentes no mínimo 43 integrantes. A maioria deste número votando favoravelmente, Delúbio será perdoado ou anistiado.

Na última terça-feira (24), a Executiva Nacional do PT recebeu e discutiu o pedido de Delúbio. Na carta enviada ao partido, ele afirma ter recebido uma punição elevada demais para o suposto erro que cometeu.

Denúncias

Em entrevista à Folha em 2005, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), na época deputado federal, afirmou que Delúbio operava um esquema ilegal de arrecadação de recursos para pagar apoio político a congressistas do PT e partidos aliados.

O esquema de compra de apoio congressual virou inquérito na Suprema Corte e o ex-tesoureiro é dos 39 réus da ação.

Segundo especialistas, o processo do mensalão, no qual Delúbio é réu, deve ser julgado até o final de 2010 --período eleitoral. Mas a tendência é que demore mais, provavelmente 2011.

Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página