Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2003 - 14h47

Dirceu quer Gabeira no PT, mas não quer mudar MP dos transgênicos

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou nesta quinta-feira que deseja a permanência do deputado Fernando Gabeira (RJ) no PT. O congressista anunciou no início da semana que vai deixar a legenda por discordar da política do governo para a área ambiental. A decisão de Gabeira ainda não foi formalizada.

Para Dirceu, o deputado é muito importante para o partido e deve permanecer filiado. Praticamente toda a cúpula do PT está imbuída da tentativa de convencer Gabeira a não deixar a legenda.

"O José Genoino [presidente do PT] e a bancada estão empenhados. Todos querem a permanência dele no partido. Também quero. É o meu sentimento como petista", declarou Dirceu.

Segundo o ministro, o governo está aberto para discutir com Gabeira a política de desenvolvimento do país, especificamente, na área ambiental.

MP continua

Apesar do apelo para a permanência do deputado, Dirceu afirmou que não é intenção do governo alterar a medida provisória que liberou o plantio de soja transgênica para a safra 2003/2004.

"O governo considera a MP adequada porque ela foi negociada, inclusive com a presença de deputados do partido. O governo vai trabalhar para aprovar a MP como está, mas evidentemente o Senado e a Câmara são soberanos", afirmou.

A MP da soja transgênica foi um dos motivos do anúncio da saída de Gabeira. Além disso, ele discordou das medidas tomadas pelo governo, de fabricar urânio enriquecido no país e de importar pneus usados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página