Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2003 - 19h30

Radicais devem procurar Gabeira para criar um novo partido

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Os dissidentes do PT, definidos como "radicais", deverão procurar o deputado federal Fernando Gabeira (que rompeu na semana passada com o PT) para discutir a criação de um novo partido de esquerda no ano que vem.

"Com ele não discutimos nada, mas é um debate que vai ser tratado com a vanguarda, com quem está rompendo com este programa [do governo federal petista]", afirmou o deputado federal João Batista Araújo, o Babá (PT-PA), dando a entender que Gabeira faz parte dessa vanguarda de descontentes.

Os "radicais" estiveram hoje em Porto Alegre para realizar um protesto contra a legalização dos alimentos transgênicos, pela liberdade do que chamam de "presos políticos" (entre outros, o líder dos sem-terra José Rainha Jr.), contra as reformas fiscal e da Previdência e a favor de uma auditoria na dívida externa.

O certo é que vai surgir um novo partido, a ser articulado no ano que vem, reiteraram os dissidentes. Tanto Babá quanto a deputada federal Luciana Genro (PT-RS) e o deputado federal João Fontes (PT-CE) sustentam que quem deveria ser expulso do partido são o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o presidente nacional do partido, José Genoino, e o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

O julgamento interno do grupo no PT (que deverá definir as expulsões) foi adiado de 25 e 26 de outubro para 15 e 16 de novembro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página