Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2003 - 10h27

Não existe reforma agrária no governo Lula, diz ex-ministro

Publicidade

da Folha Online

O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário na gestão Fernando Henrique Cardoso, Raul Jungmann, afirmou hoje que "não existe reforma agrária no governo de Luiz Inácio Lula da Silva", porque "praticamente não ocorreram nem desapropriações nem assentamentos".

"Hoje nós não temos nem quantidade nem qualidade na reforma agrária, estamos no pior dos mundos", disse ele, em entrevista à rádio CBN.

"A totalidade dos assentamentos foi realizada em áreas desapropriadas no governo anterior. O governo Lula não pode falar de reforma agrária nem para o bem nem para o mal, porque não existe reforma agrária até agora, o que é uma surpresa e também uma tristeza para todos nós", completou.

Deputado federal em exercício (PPS-PE), o ex-ministro disse que, em virtude do envolvimento do PT com a questão agrária, não esperava pelo desempenho pífio no processo de reforma agrária. "É uma surpresa que o governo do PT não tenha nenhum plano para reforma agrária."

Ele também comentou o julgamento por entidades de direitos humanos, que ocorrerá neste mês, no Pará, do ex-presidente Fernando Henrique e do ex-governador local Almir Gabriel pelas mortes de sem-terra, em Eldorado dos Carajás (1996).

"Acho estranho que isso [o julgamento] ocorra em um momento em que há recrudescimento das mortes no campo. Julgamento que já se sabe o resultado não é julgamento, é uma encenação", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página