Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2009 - 11h05

Protógenes presta depoimento na quarta-feira à CPI dos Grampos

Publicidade

da Folha Online

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, vai prestar depoimento à CPI dos Grampos na Câmara nesta quarta-feira. Ele é alvo de inquérito que apura eventuais excessos cometidos durante a investigação.

Segundo o "blog do Josias*, embora disponha de salvo-conduto do STF (Supremo Tribunal Federal) para se manter calado na comissão, o delegado revelou a disposição de falar. Disse que, se inquirido, fornecerá à CPI o caminho das pedras que levam às malfeitorias de Daniel Dantas.

O blog informa que ele também não se furtará a discorrer também sobre episódios que, a seu juízo, deixam mal o governo Lula. Protógenes teria mencionado especificamente as negociações que levaram Lula a assinar o decreto que autorizou a fusão das telefônicas Oi e Brasil Telecom --teria insinuado que o professor Mangabeira Unger não virou ministro de Lula por acaso.

Integrantes da CPI cogitam pedir uma acareação entre Protógenes e o ex-diretor da Abin (Agencia Brasileira de Inteligência) Paulo Lacerda, que tem depoimento marcado na comissão no dia 15.

Lacerda é acusado pelo presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), de ter mentido sobre a participação de agentes da Abin na operação.

De acordo com Itagiba, as versões que Protógenes e Lacerda apresentaram sobre a Operação Satiagraha foram desmentidas pelas investigações e por servidores da Abin e da PF, que admitiram a cooperação ilegal entre as duas instituições.

"Vai depender do que o Protógenes disser na quarta-feira, se tiver muito conflito a gente vai fazer uma acareação", afirma o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), membro da CPI.

Comentários dos leitores
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
JUSTIÇA BRASILEIRA:
Imagine aquela estatual que representa a justiça como ela realmente deveria sr. A balança que ela segura estaria pendendo para o lado em que a bandeja estaria cheia de ouro e a venda nos olhos é transparente. Esta é a justiça brasileira. Besta de quem acha que dinheiro não compra qualquer coisa.
1 opinião
avalie fechar
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Erro de Protógenes: Mexer com banqueiro. sem opinião
avalie fechar
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Rui, o Itamar e o Sarney NÃO foram eleitos pelo voto popular........ assumiram o posto por acidente. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5059)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página