Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2003 - 17h14

Lula volta a convocar comunidade internacional contra "exclusão social"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou novamente hoje a comunidade internacional a "assumir suas responsabilidades na única guerra em que sairemos todos vencedores, a luta contra a pobreza e contra a exclusão social", depois de receber o prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional, em Oviedo, na Espanha.

"É necessário que a comunidade internacional assuma sua responsabilidade coletiva comprometendo-se na única guerra em que sairemos todos vencedores: combater a pobreza e a exclusão social".

Lula disse ainda que "o comércio internacional deve se libertar das práticas protecionistas que privilegiam poucos grupos, ineficientes, mas poderosos".

"A metade da população mundial tem menos de dois dólares por dia para sobreviver e os 14% mais ricos da humanidade detêm 75% de toda a riqueza material", afirmou.

Para o presidente, o "único antídoto para pobreza é uma sociedade que não produza mais exclusão" porque "a pobreza e a fome não são uma falha técnica".
Lula defendeu o fortalecimento de instituições multilaterais que permitam a reconstrução, como a ONU (Organização das Nações Unidas).

"A cooperação internacional significa a promoção da igualdade das relações entre os Estados e trabalhar pela justiça no contexto internacional", declarou Lula.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página