Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2003 - 15h59

Senado deve instalar CPI dos transgênicos na terça-feira

Publicidade

SILVIO NAVARRO
da Folha Online

Após a polêmica discussão sobre o envio do projeto de biossegurança ao Congresso, o cultivo de alimentos transgênicos no país será mesmo alvo de uma CPI no Senado. A comissão deverá ser instalada na próxima terça-feira (11) à tarde.

O pedido partiu do senador João Capiberipe (PSB-AP), que recolheu 28 assinaturas para abrir investigação no mês passado --são necessárias no mínimo 27. Instalada, a comissão terá 60 dias para apresentar relatório sobre as responsabilidades do plantio e o contrabando de sementes transgênicas.

A maioria dos partido já enviou à Mesa Diretora os nomes dos senadores indicados para compor a comissão --no total serão 11 titulares e sete suplentes. O PMDB, maior bancada da Casa, terá direito a três representantes: Luiz Otávio (PA), Leomar Quintanilha (TO) e Maguito Vilela (GO). Os suplentes da legenda serão Papaléo Paes (AP) e José Maranhão (PB).

Além de Capiberibe, também deverão integrar a comissão os senadores Geraldo Mesquita Jr. (PSB-AC), Maria do Carmo Alves (PFL-SE), Jonas Pinheiro (PFL-MT), Leonel Pavan (PSDB-SC) e Reginaldo Duarte (PSDB-CE). O PT designará Sibá Machado (AC).

A liberação dos transgênicos no país gerou atrito entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Culminou ainda na saída do deputado Fernando Gabeira (RJ) do PT, além de conflito entre o governo e ambientalistas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página