Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2003 - 19h17

Contusão faz Lula alterar agenda

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A entorse que sofreu no pé esquerdo obrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cancelar alguns compromissos da agenda de hoje. Ele torceu o tornozelo pela manhã, ainda no Palácio da Alvorada, foi medicado, mas voltou a sentir fortes dores quando participava do almoço de recepção ao presidente da Bolívia, Carlos Mesa, no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores).

Lula deixou o local antes da solenidade de assinatura de atos com o chefe de Estado boliviano, dirigindo-se ao Palácio do Planalto, onde foi atendido no posto médico da Presidência da República.

Devido ao acidente, o presidente cancelou a participação na cerimônia de entrega do 19º Prêmio Jovem Cientista 4º Prêmio Jovem Cientista do Futuro. Ele foi representado pelo vice-presidente José Alencar.

O compromisso seguinte, uma reunião com Eduardo Duhalde, presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, foi transferida do Planalto para o Alvorada. Também foram mantidos o encontro com Zhang Dejian, membro do birô político do Comitê Central do Partido Comunista da China e a sessão de cinema na qual Lula assistirá o filme "Casseta e Planeta, A Taça do Mundo é Nossa".

Por enquanto, a agenda de amanhã, que ainda não foi divulgada não foi cancelada, assim como as viagens previstas para esta semana. Na próxima quinta (20), dia da Consciência Negra, Lula tem viagem prevista para Palmares (AL) onde deverá visitar o local onde teria existido o quilombo de Zumbi dos Palmares.

Imobilizado

O médico do presidente, Junior Gama, disse que Lula escorregou na manhã desta terça-feira no Alvorada e torceu o pé esquerdo. Naquele momento, o presidente decidiu seguir então para o Itamaraty, onde sentiu as dores.

Segundo o médico, foi feito raio-X e não foi constatada fratura, mas como ele estava sentindo muitas dores, foi medicado com antiinflamatório. Também foi posta uma faixa em torno do pé do presidente que será trocada nesta noite por uma bota plástica, que tem a mesma função imobilizadora do gesso, porém, ao contrário deste, permitirá que Lula ponha o pé no chão e se locomova.

A previsão é que o presidente fique de um a dois dias com a bota, mas ele vai continuar tomando remédios contra dor por até três dias.

Ontem Lula se queixou de dores no joelho e disse que estava "pior do que Ronaldinho [Ronaldo Nazário, jogador de futebol do Real Madri e da Seleção Brasileira]". O presidente também sofre de bursite, doença que foi tratada com sessões de acupuntura.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página