Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2003 - 17h13

Em Alagoas, Lula assina decretos pela igualdade racial

Publicidade

da Folha Online

Após discursar nesta manhã no município de União dos Palmares (AL), em homenagem ao dia nacional da Consciência Negra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou três decretos em defesa da igualdade racial.

O primeiro deles prevê a criação do Conselho Nacional de Igualdade Racial; o segundo regulamenta as terras remanescentes de quilombos; e o último lança a política de igualdade racial no país.

Em pronunciamento, Lula afirmou que o fato de os quilombos não terem sido regularizados ainda --115 anos após a abolição-- "diz muito sobre a inércia branca que sempre comandou a vida política nacional". "Nosso governo já decidiu que será feito um censo quilombola em todo o território nacional."

O presidente declarou também que "quem paga a conta da desigualdade social é o negro". Disse ainda que Para o Brasil é a "sociedade mais desigual do planeta" e que "recai sobre a mulher negra a síntese da perversidade nacional".

Participaram do evento as secretárias do governo federal Emília Fernandes (Política para as Mulheres) e Matilde Ribeiro (Igualdade Racial), a ministra Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e a prefeita de Maceió, Kátia Born (PSB).

Erramos
  • Erramos: Lula assina decretos pela igualdade racial em Alagoas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página