Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2003 - 10h04

Heloísa Helena reafirma que votará contra a Previdência

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

A senadora Heloísa Helena (PT-SP), que já está afastada da bancada petista por ser contra a reforma da Previdência, reafirmou que votará contra a emenda constitucional, a ser votada hoje em primeiro turno no plenário do Senado.

"Vou votar com a concepção programática que aprendi ao longo da história, dentro do meu partido", afirmou. O voto da senadora é o gesto que a direção do PT aguarda para expulsá-la da legenda.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que tem recebido apelos da cúpula petista e do governo para votar a favor da reforma, afirmou que ainda aguardava "avanço" nas negociações sobre alguns pontos para decidir se votará a favor ou contra.

Os principais temas do texto original da reforma sobre os quais ele defende alteração são: contribuição dos inativos, subteto salarial dos Estados, paridade entre inativos e ativos e regra de transição.

Paim recebeu do governador do seu Estado, Germano Rigotto, a garantia de que a questão do subteto está sendo atendida na chamada "PEC paralela" --emenda constitucional que tramita paralelamente para alterar a reforma da Previdência.

Na questão da paridade, Paim recebeu o compromisso do governo de que será editada uma medida provisória contendo sua proposta.

Quanto à contribuição de inativos, o senador gaúcho considera que a "PEC paralela" já significa um avanço, na medida em que amplia a faixa de isenção dessa cobrança e também do desconto de pensões para os portadores de doenças incapacitantes para o trabalho.

O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou que vai se reunir hoje pela manhã com os senadores Paim (RS) e Flávio Arns (PR), outro que também ameaçava votar contra a proposta do governo. "Tenho a esperança de que esses dois senadores votem com a decisão do partido", afirmou Genoino, dizendo que possíveis desobediências serão analisados pelo Diretório Nacional do partido.

Em relação à senadora Heloísa Helena (AL), o presidente do PT disse também esperar "até o último minuto" um voto pró-governo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página