Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2003 - 12h22

Deputados petistas pedem afastamento do governador de Roraima

Publicidade

SILVIO NAVARRO
da Folha Online

Deputados federais do PT, encabeçados pelo chamado Grupo dos 30, redigiram hoje um manifesto pedindo o afastamento do governador de Roraima, Flamarion Portela, do partido. O documento será enviado à Executiva Nacional do PT amanhã.

A idéia de elaborar o manifesto partiu de outro documento, de autoria do deputado paulista Ivan Valente, que integra a tendência Força Socialista do partido. O texto de Valente foi levado ao grupo nesta manhã, que decidiu incrementá-lo para encaminhá-lo à cúpula da legenda.

"Os filiados e simpatizantes do PT estão chocados, não só com os fatos, mas com a possibilidade real do nome do PT ser maculado naquilo que, para nós, é questão de princípio: ética na política e combate à corrupção. Destaque-se que o governador afirma que 'sabia superficialmente, que havia algo errado com a folha de pagamento'", diz o documento.

"Por tudo isso, propomos que a direção partidária afaste, como ação preventiva, o governador de Roraima dos quadros do Partido dos Trabalhadores", completa.

Segundo Valente, pelo menos dez deputados, entre eles Maninha (DF), Walter Pinheiro (BA), Chico Alencar (RJ), Paulo Rubem (PE), Adão Pretto (RS) e João Alfredo (CE), já assinaram o ofício nesta manhã.

L.Marques/Folha Imagem
Governador Flamarion Portela
O chamado esquema "folha gafanhoto", no qual funcionários fantasmas (gafanhotos) repassavam parte de suas remunerações às autoridades do Estado, teria começado durante a gestão anterior, de Neudo Campos (PP) --preso na semana passada--, na qual Portela ocupava o cargo de vice. O esquema pode ter desviado cerca de R$ 230 milhões dos cofres públicos.

Prestação de contas

Na noite de quarta-feira, Portela se reuniu com o presidente do PT, José Genoino, e com o secretário de Organização da sigla, Sílvio Pereira, braço direito do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.

O governador de Roraima prestou contas sobre medidas que diz ter tomado para coibir o esquema. Comprometeu-se também a elaborar um relatório do caso para a direção do PT.

No final do encontro, Genoino manteve o apoio ao governador, até que "qualquer prova concreta ou fundamentada" apareça. "Eu tenho um relato concreto com data, hora, pessoas e ações. E o relato completo do governador mostra que ele não se omitiu, agiu e sofreu as consequências", disse.

O PT enviará uma equipe a Roraima, comandada pela ex-governadora do Amapá Dalva de Figueiredo, para acompanhar as investigações e dar suporte a Portela.

Leia mais
  • Veja a íntegra do documento de petistas contra Flamarion Portela
  • Saiba quem é Flamarion Portela, governador de Roraima
  • Entenda o caso do suposto desvio de dinheiro público em RR
  • Pedido de afastamento de Flamarion Portela é "factóide", diz Genoino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página