Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2003 - 12h15

PMDB convida Heloísa Helena para se filiar ao partido

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), anunciou hoje que o partido convidou oficialmente a senadora Heloísa Helena (PT-AL) para se filiar ao partido. Ela está em processo de expulsão do PT por ter feito vários ataques ao partido e ao governo. O estopim da crise foi o fato de a senadora ter votado contra a reforma da Previdência. O convite foi formalizado hoje, durante sessão no Senado.

Calheiros disse que o PMDB ficaria muito "honrado" com a eventual filiação da senadora petista. "O PMDB é um partido que abriga muitas correntes, setores de esquerda ainda. Já fizemos o convite algumas vezes, mas refizemos hoje, oficialmente. Entendemos que seria bom para ela", disse o senador.

Questionado se a possível filiação de Heloísa não prejudicaria a relação do PMDB com o governo, Calheiros afirmou que o partido votou a favor da reforma da Previdência, "como nunca votou" e que a sigla está trabalhando para "humanizar" as reformas.

A senadora reagiu com irritação ao anúncio do convite feito por Calheiros. Ao ser abordada pelos jornalistas para comentar o assunto ela disse: "Isso é brincadeira, meu filho, tenho mais o que fazer" e seguiu para seu gabinete.

Contrária à reforma da Previdência proposta pelo governo, Heloísa Helena passou a formar o chamado bloco dos "radicais do PT" e enfrenta processo disciplinar, instalado no dia 12 de maio, ao lado dos deputados radicais. No último dia 26 de novembro, a senadora ratificou sua posição ao votar contra a reforma, aprovada em primeiro turno no Senado.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) reforçou o convite. Ele disse que a senadora "teria um bom lugar" no seu partido e alfinetou o PT. "Se ela vier o PT vai se arrepender muito.Tem um campo enorme para avançar em Alagoas e no Brasil", afirmou Simon.

Simon não descartou uma possível filiação dos deputados radicais Babá (PA), Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE), que também poderão ser expulsos do PT. "Aí já é um problema do partido. Nós estamos convidando uma colega nossa. Mas acho que não teria problema", disse Simon.

O Diretório Nacional do PT se reunirá no próximo dia 14 para decidir se a senadora será mesmo expulsa do partido.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página