Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2003 - 17h47

PT de Brasília faz ato contra radicais do partido

Publicidade

da Folha Online

Um ato promovido hoje por dirigentes do PT do Distrito Federal, no Hotel Nacional, em Brasília, defendeu a disciplina partidária na sigla e a expulsão da senadora Heloísa Helena (AL), e dos deputados João Fontes (SE), Babá (PA) e Luciana Genro (RS). Neste final de semana, o futuro dos chamados radicais do PT será definido pelo Diretório Nacional da legenda.

No evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, foi divulgado um manifesto intitulado "Sem respeitar o PT, ficar por quê?", assinado integrantes da Comissão Executiva Estadual do PT-DF.

"Queremos mostrar para a sociedade que a grande maioria do PT está convencida de que sem disciplina não há partido", disse o deputado distrital e presidente do PT-DF, Wilmar Lacerda, um dos organizadores do ato.

"O PT é o partido do governo e do presidente e não é possível admitir que, diante de um amplo debate e fechamento de questão, parlamentares ou governantes petistas ajam de forma independente e façam oposição ao governo', disse Lacerda. Ele fez referência a manifestos e apenas divulgados nos últimos dias contra punição a parlamentares que não acataram deliberação de voto das bancadas petistas no Congresso.

O documento lembra que o PT foi pioneiro no direito de tendências, realização de prévias para escolha de candidatos e eleição direta para dirigentes. "É essa história de liberdade de discussão política que credencia o PT a exigir de todos os seus militantes o respeito às decisões do partido", afirma o texto.

De acordo com os signatários, se não há respeito à democracia interna, a discussão partidária se transforma em "mero espaço de demarcação de convicção política".

O texto faz ainda uma defesa das reformas constitucionais propostas pelo governo Lula, lembrando que elas receberam o apoio da maioria da sociedade e foram aprovadas pelas regras democráticas.

Hoje, no Rio de Janeiro, ocorreu um protesto no Buraco do Lume, com a presença da senadora.

Em São Paulo, também está programada uma manifestação em defesa da senadora no Largo São Francisco (região central da cidade), com a presença de vários deputados federais da sigla.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página