Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2003 - 15h57

Luciana Genro fez primeiro discurso aos 14 anos

Publicidade

da Folha Online

Filha do ministro Tarso Genro (Desenvolvimento Econômico e Social), a deputada federal Luciana Genro, 32, nasceu no município de Santa Maria (RS), é casada com Sérgio Augusto Ruck Bueno e tem um filho.

Convivendo com a política desde criança, a deputada cresceu ouvindo histórias sobre o combate ao regime militar. Em 1982, com apenas 11 anos, participou de sua primeira eleição, distribuindo panfletos dos candidatos apoiados pelo ministro.

Já na 8ª série do ensino fundamental, contrariou o pai para poder estudar no colégio público de maior movimentação estudantil da cidade. Lá conheceu o PT.

"Meu pai queria um colégio particular, mais certinho, queria ter certeza de que eu ia estudar e não fazer parte do movimento estudantil", afirma.

Foi lá também onde, aos 14 anos, fez seu primeiro discurso, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. "Foi uma emoção grande. Eu tremia, mas com felicidade. Senti que era o meu show, a minha praia."

Ameaçada de expulsão pelo PT, ela passa por um processo semelhante ao que viveu em 1992, quando a corrente de esquerda da qual fazia parte, a Convergência Socialista, foi convidada a se retirar da legenda. Ela preferiu ficar.

Diplomada em Inglês, pelas universidades de Michigan, nos Estados Unidos, e de Cambridge, na Inglaterra, a deputada iniciou ainda os cursos de Direito na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Porto Alegre; e Letras na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), os quais não concluiu.

Antes de se eleger deputada federal em 2003, Genro exerceu dois mandatos como deputada estadual pelo PT, entre os períodos de 1999 a 2003 e de 1995 a 1999. A deputada é filiada do PT desde 1985.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página