Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2003 - 05h38

Deputado defende Helena e diz que PT é "genuíno", não "transgênico"

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

Em pé, sobre um caixote de madeira, a senadora Heloísa Helena (AL) voltou a chorar ontem ao discursar em uma manifestação contra a sua expulsão do PT, realizada à tarde no centro do Rio.

Hoje, em Brasília, começa a reunião do Diretório Nacional do partido que vai decidir se expulsa a senadora e os deputados federais Luciana Genro (RS), João Fontes (PE) e João Batista de Araújo, o Babá (PA).

De acordo com o deputado federal Chico Alencar (RJ), caso os chamados radicais sejam expulsos, um recurso será apresentado à cúpula partidária. Alencar chamou a senadora de "invencível".

"Este é um PT genuíno, com u. Não é um PT transgênico", disse ele, numa provocação ao presidente do partido, José Genoino.

A senadora Heloísa Helena disse que irá à reunião de "cabeça erguida", mas que será "um sacrifício" retirar de seu gabinete as duas bandeiras do partido e todas as estrelas, camisas e fotografias que ela juntou durante sua "vida de luta". Afirmou, no entanto, que não ficará "chorando abraçada às bandeiras do PT".

A senadora afirmou que espera não ser expulsa, mas que "também existe vida fora do PT". Durante o ato, realizado no dia do tradicional encontro de políticos do PT com manifestantes num local do centro conhecido como buraco do Lume, foram recolhidas assinaturas em uma bandeira branca com os dizeres: "Coerência PT. Expulsar para quê?".

A senadora recebeu beijos, abraços, flores e deu autógrafos a vários das cerca de 150 pessoas presentes. Além de Alencar, estavam na manifestação o deputado estadual Alessandro Molon, o vereador Eliomar Coelho e o ex-deputado federal Milton Temer.

Alencar falou sobre a pré-candidatura à Prefeitura do Rio do secretário-geral do PT nacional, deputado Jorge Bittar. Segundo ele, caso Bittar vote a favor da expulsão dos radicais, ele poderá perder apoio para sua candidatura.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página