Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2003 - 14h39

Genoino diz que PT tentou "repactuar" com radicais, mas não obteve sucesso

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente nacional do PT, José Genoino, disse hoje que o partido tentou todos os gestos possíveis de "boa vontade" para convencer a senadora Heloisa Helena e os deputados Luciana Genro (RS), Babá (PA), João Fontes (SE) a votarem de acordo com as diretrizes da sigla. Segundo ele, até o último momento tentou-se uma repactuação, mas não houve uma resposta dos congressistas radicais.

Genoino afirmou que, na sua opinião, o partido sentirá mais a saída de Luciana e de Babá. Ele lembrou que ambos sempre foram coerentes enquanto Fontes, que era do PL e filiou-se ao PT há pouco tempo, partiu para ataque pessoais.

"Tanto que dizem [Luciana e Babá], claramente, que vão se mudar para outro partido. Sempre fizeram oposição radical, mas não transformaram em ataques pessoais e adjetivações".

A reunião do Diretório Nacional do PT está sendo realizada no Hotel Blue Tree Park, em Brasília. Vários ministros participam do primeiro dia do encontro, que termina amanhã. Já estiveram no hotel os ministros, Antonio Palocci (Fazenda), José Dirceu (Casa Civil), Celso Amorim (Relações Exteriores), Benedita da Silva (Assistência Social), Ricardo Berzoini (Previdência), Cristovam Buarque (Educação), Olívio Dutra (Cidades), entre outros.

Radical presente

O único radical presente ao encontro hoje foi João Fontes. Questionado sobre a expectativa quanto à decisão do Diretório amanhã, ele partiu para o ataque. Fontes revelou que na defesa que vai apresentar na reunião, levantará suspeitas sobre a legitimidade da decisão contra ele e os demais parlamentares ameaçados de punição. Segundo ele, um diretório nacional em que 70% dos integrantes têm cargo no governo ou indicou alguém para o governo não tem legitimidade para aprovar a expulsão.

"Você acha que José Eduardo Dutra, por exemplo, vai botar em risco o cargo dele na presidência da Petrobras em meu favor?", indagou. "A comissão de ética tem que investigar é o Flamarion Portela (governador de Roraima), as contas de campanha não aprovadas de José Genoino, os bicheiros que se filiaram ao PT no Rio e os "jardins da Babilônia" de Marcelo Deda (acusado de gastos exagerados na Prefeitura de Aracaju)", afirmou Fontes.

Questionado sobre a proposta do ministro Olívio Dutra, de que ele, Luciana Genro, Babá e a senadora Heloísa Helena sejam suspensos por um ano, no lugar de expulsos, Fontes declarou que é contra a alternativa e lembrou que o PT nunca suspendeu algum filiado por um tempo tão extenso.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página