Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2003 - 10h00

Maioria dos leitores acha que PT errou ao expulsar radicais

Publicidade

da Folha Online

A maioria dos leitores que participaram da enquete da Folha Online disse acreditar que o Diretório Nacional do PT errou ao expulsar os deputados Luciana Genro (RS), Babá (PA) e João Fontes (SE), e a senadora Heloísa Helena (AL) do partido. Para 48% dos internautas (3.982 votos), a decisão da direção da sigla foi antidemocrática.

Já para 42% dos leitores (3.499 votos) afirmaram que o PT acertou em expulsar os chamados radicais porque em defesa da disciplina partidária.

Outros 10% do grupo de internautas que votaram na enquete (812 votos)disseram que a decisão foi parcialmente correta. Para eles, os radicais deveriam, sim, ser punidos, mas a pena deveria ser, no máximo, uma suspensão.

Participaram da pesquisa 8.293 leitores dos dias 15 a 18 de dezembro. O resultado da enquetes realizada pela Folha Online não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de usuários do site.

A expulsão

O Diretório Nacional do PT decidiu, no último domingo (14), por 55 votos a favor e 27 contra, expulsar do partido Luciana Genro (RS) e João Batista, o Babá (PA), e a senadora Heloísa Helena (AL). O deputado João Fontes (SE) também foi desligado dos quadros do PT com 55 votos a favor da expulsão, 26 contra e uma abstenção.

Os desentendimentos das chamadas alas radicais do PT com a cúpula do partido começaram antes mesmo da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As alianças formadas durante a campanha presidencial criaram descontentamentos nas tendências revolucionárias. Um dos maiores desgastes começou com a coligação com o PL, que fez do empresário mineiro José Alencar o vice da chapa.

A senadora Heloísa Helena (AL), que sairia candidata ao governo do seu Estado, desistiu das eleições estaduais por não aceitar a política de alianças adotada pela sigla, o que chamou de "deplorável" e "uma adesão estúpida à lógica do pragmatismo eleitoral". Ela também criticou a escolha do ex-presidente do Bank Boston Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central por sua "ligação com o sistema financeiro internacional".

O embate dos radicais tomou vulto, no entanto, com as reformas da Previdência e tributária. Declaradamente contrários às propostas do governo, os deputados João Fontes (SE), João Batista Araújo, o Babá (PA), e Luciana Genro (RS), votaram contra as reformas nos dois turnos da Câmara. Heloísa Helena também votou "não" no primeiro turno no Senado.

Enquete
  • O que você achou do primeiro ano do governo Lula?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página