Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2004 - 19h50

Lula "lava as mãos" diante de violência, diz ex-secretário petista

Publicidade

da Folha Online

O ex-secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, que deixou o governo depois da denúncia de que havia contratado sua mulher e ex-mulher, afirmou ao jornal francês "Le Monde", em reportagem publicada hoje, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "lava as mãos diante do verdadeiro genocídio contra jovens negros e pobres das favelas".

Soares critica o presidente nacional do PT, José Genoino, a quem acusa ter "copiado as propostas da direita quando fora candidato ao governo de São Paulo", e o ministro da Casa Civil, José Dirceu, que, segundo ele, "tomou emprestado o que os EUA têm de pior" no combate às drogas.

O ex-secretário diz ainda que o "núcleo duro do governo não assimilou a experiência de municípios administrados pelo PT, como Diadema [Grande São Paulo], nem a necessidade de uma política específica".

A reportagem do "Le Monde" diz que Soares "explode de raiva", "denuncia a renúncia ao engajamento eleitoral para evitar o desgaste do presidente [Lula]", e como intelectual critica "a velha concepção que considera a violência uma simples consequência dos problemas sociais".

Sem citar fontes, o jornal francês diz que o Brasil é responsável por cerca de 10% dos homicídios no planeta, e entre os países sem conflitos internos, tem o recorde de mortes causadas por armas de fogo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página