Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2004 - 21h04

Ministério tem menos da metade da verba para atingir meta de assentamentos

Publicidade

CAIO MAIA
da Folha Online

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, afirmou hoje que seu ministério, por enquanto, só tem 1,1 bilhão dos 2,5 bilhões de reais necessários para alcançar a meta de promover 115 mil assentamentos em 2004. Rossetto afirmou não saber ainda de onde vai tirar os recursos que faltam, mas disse já estar negociando com o governo a complementação orçamentária necessária para cumprir estas metas.

"Estamos discutindo no governo a adequação orçamentária e financeira para as metas de 2004. Estamos dialogando por suplementação orçamentária e já discutimos com lideranças do Congresso e há um ambiente muito positivo nesse sentido", afirmou o ministro.

Rossetto anunciou também a intenção de criar 1,4 milhão de empregos neste ano po meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Para tanto, o governo ainda dispõe de 1,6 bilhão de reais do total de 5,4bilhões disponíveis para o ano safra 2003-2004 --que vai de julho de 2003 a junho de 2004.

Apesar da previsão otimista, segundo dados do próprio ministério, com o investimento de R$ 3,8 bi realizado no segundo semestre do ano passado, foram gerados 638 mil novos empregos por meio de empréstimos do Pronaf. Desta forma, se se mantiver a mesma proporção de empregos gerados e dinheiro investido, com o 1,4 bi de reais restantes só seria possível gerar em torno de 170 mil empregos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página