Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2000 - 18h58

Guerra fiscal é tema central de campanha em Camaçari

Publicidade

MARCOS VITA
da Agência Folha, em Salvador (BA)

A ida da Ford para a Bahia é o tema central da campanha dos dois principais candidatos à Prefeitura de Camaçari (BA), onde a fábrica da montadora está sendo construída.

O atual prefeito, José Tude (PFL), candidato à reeleição e aliado do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), capitaliza o discurso na batalha travada por ACM e seu grupo político no ano passado para levar a montadora para a Bahia, depois da desistência do projeto no Rio Grande do Sul.

O petista Jacques Wagner tenta se livrar da posição contrária do PT à chamada MP da Ford, medida provisória que autorizou incentivos de pelo menos R$ 180 milhões para a instalação da Ford em Camaçari.

"Pessoalmente, votei a favor da medida provisória que trouxe a montadora para a Bahia, mas sempre questionei o volume de incentivos que foi dado à Ford", afirmou o petista.

"O pessoal do ACM está mistificando a multinacional, dizendo que ela vai criar milhares de empregos. Estão utilizando a Ford de uma forma eleitoreira", declarou Wagner.

Para Tude, o tema é um cabo eleitoral importante. "Venho batendo muito nos benefícios que a Ford trará para a cidade", disse ele.

A montadora anunciou 5.000 empregos diretos com a fábrica. "O PT vai perder aqui muito em função disso. Estamos colhendo os louros do fato de que o nosso grupo político lutou muito pela vinda da Ford, enquanto os petistas não queriam que a montadora viesse", declarou Tude.

O atual prefeito lançou o slogan "A Ford é de Camaçari. PT, saudações", depois do anúncio da transferência da montadora do Rio Grande do Sul para a Bahia em 1999.

Segundo pesquisa "Isto É-Brasmarket", Tude tem 67% das intenções de voto, contra 16% de Wagner.

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página