Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2009 - 19h09

Múcio critica proposta de terceiro mandato e diz que Lula não pensa em continuar no cargo

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) criticou nesta quinta-feira a PEC (proposta de emenda constitucional) apresentada pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República.

"Terceiro mandato? Pelo amor de Deus. Está no Congresso mas o governo não pensa nisso hora nenhuma nem o presidente," disse.

Múcio insinuou que a bancada governista não deve trabalhar para aprovar a proposta. "Brasil tem uma democracia consolidada mas, às vezes, tem gente que se embriaga. Temos que nos orgulhar da nossa Constituição e do presidente que tem 84% de aprovação é o maior guardião dela. Fiquem tranquilos que tudo vai continuar como está", afirmou.

Barreto conseguiu o apoio de 194 deputados --23 a mais que o necessário-- à matéria. Segundo o deputado, quatro deputados do PSDB e 11 do DEM teriam assinado a proposta. A Mesa Diretora da Câmara ainda não divulgou os nomes dos 194 deputados que assinaram a proposta uma vez que ainda vai conferir as assinaturas de cada um.

Para valer a tempo de ampliar o mandato de Lula, a PEC precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro -- prazo limite para mudanças na legislação eleitoral referentes à disputa de 2010.

Depois de conferidas as assinaturas, a PEC tem que ser admitida pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e segue para discussão em uma comissão especial a ser criada na Câmara. Só depois disso é que segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado, o que pode não ocorrer a tempo de valer para as eleições de 2010.

Comentários dos leitores
J. R. (1265) 01/02/2010 02h01
J. R. (1265) 01/02/2010 02h01
A falácia da superioridade intelectual das classes privilegiadas brasileiras não ecoa no mundo, que aliás só se faz discordar premiando o Presidente Lula com os títulos mais importantes que as universidades do mundo podem oferecer, pena que a superior classe alta brasileira não core de vergonha ao ver malfadado seu plano em classificá-lo como "pau-de-arara ignorante". Foi uma lição não aprendida pelas nossas "zelites". sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (341) 21/11/2009 22h41
Louis Fod (341) 21/11/2009 22h41
LULA "diz" ou LULA disse , isso pouco importa quero saber o que ele FAZ ou fez. Isso aqui já foi mais animado. Resta a releitura dos episódios, Cano da Bolivia. Cano do Ecuador. Arapuca Hondurenha de Chaves... e na sequencia BNDES empresta 332 milhões para a Bolívia construir sua transcocalera.
-o-
Legal que o ministro "Lobão" não sabe o que seja tensão, corrente ou potência elétrica. Coisinha pouca, deixamos passar! Como disse um pelego do forum "um primario mal feito é irreparável".
5 opiniões
avalie fechar
Eliezer pedroso (62) 21/11/2009 21h56
Eliezer pedroso (62) 21/11/2009 21h56
Caro Benedito, se o melhor presidente que esse país viu quisesse um terceiro mandato ele teria no primeiro turno no mínimo 65% dos votos. É uma pena que, diferente do ex-presidente, ele tem princípios e não mudará o jogo no decorrer do campeonato. Será que ele é o mentiroso? Ignorante na sua classe é regra. 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (617)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página