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03/02/2004 - 09h15

Em ano de eleição, CUT lança "talk show" em rede nacional

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RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) promoverá um coquetel no Congresso Nacional hoje à noite para chamar a atenção para o lançamento de seu programa de televisão em rede nacional.

A central sindical, a maior do país, estréia o "TV CUT" neste sábado, às 14h15, na RedeTV!. O programa será uma espécie de "talk show" semanal e terá meia hora de duração. Os gastos são estimados em R$ 300 mil por mês.

A ofensiva da central na área de comunicação acontece justamente num ano eleitoral. O presidente da entidade, Luiz Marinho, no entanto, afirma que é coincidência.

"Nem pensamos na eleição. Não há a mínima chance de o programa ser transformado em palanque eleitoral."

Em 2002, o petista Luiz Marinho foi candidato a vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada por José Genoino, o atual presidente do PT. Derrotado na eleição estadual, Marinho afirma que não concorrerá na campanha municipal deste ano.

No entanto, ele, que foi um dos principais aliados na campanha que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora será uma peça importante na tentativa de reeleição da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT) --a CUT tem uma base de 22 milhões de trabalhadores.

No mundo dos sindicatos, Luiz Marinho tem como maior adversário o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, que já anunciou que também estará na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Paulinho é o vice-presidente do PDT paulista.

"Nem temos como tratar de eleição no programa. Meia hora é muito pouco tempo", diz ele, que será o primeiro entrevistado do "TV CUT".

A entidade diz que o programa --uma mistura de entretenimento e jornalismo-- poderá ser usado até na mobilização de greves.
A equipe é composta por 32 profissionais. As gravações serão feitas em São Paulo.

O tema de estréia será o aumento do desemprego no ano passado. Segundo Marinho, isso mostra que o "TV CUT" não será usado para privilegiar o PT:
"Acho graça da expressão "fogo amigo". Não temos vergonha de dizer que ajudamos a eleger Lula, mas não é por causa disso que vamos só dizer amém".

O "TV CUT" está sendo produzido em parceria com a Fischer América, uma das maiores agências de propaganda do país. Ela ficou responsável, entre outras coisas, por encontrar anunciantes para o programa. Até o momento, não há nenhum.

Segundo Marinho, a CUT fez um "contingenciamento" nos R$ 40 milhões de seu orçamento anual para ter condições de bancar até os três primeiros meses sem patrocínio --o contrato com a RedeTV! é de um ano.

"A idéia é não solicitar rateios adicionais aos sindicatos. Mas, se precisar, vamos ter que discutir com eles. Nossa capacidade é limitada", afirma o sindicalista.

O programa é mais uma ação da CUT com o objetivo de se popularizar. Para o próximo 1º de Maio, por exemplo, contratou um profissional de marketing para fazer uma megafesta em São Paulo. Em março, lançará uma nova página na internet, ao custo de R$ 25 mil. E ainda tem planos para um programa de rádio e uma revista.

O "TV CUT", no entanto, é visto como o primeiro passo para um objetivo mais ambicioso ainda. "Será um laboratório interessante para discutirmos a possibilidade de termos nosso próprio canal de TV", diz Marinho.
 

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