Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2004 - 19h33

Associação de juízes defende controle externo do Judiciário

Publicidade

da Folha Online

A Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) entregou hoje ao vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), documento em que defende o controle externo do Poder Judiciário nos moldes propostos pelo governo.

Segundo o presidente da entidade, Grijalbo Coutinho, a instituição de um conselho para fiscalizar o Poder Judiciário que inclua pessoas da sociedade civil poderia democratizar e dar mais transparência ao Judiciário. A proposta tem sofrido críticas de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e de entidades ligadas ao Poder, que defendem um conselho formado só por juízes.

O senador Paim elogiou a iniciativa, mas reconheceu que o assunto está longe de ser consensual. Apesar disso, disse que a reforma do Judiciário será votada no Senado até o fim da convocação extraordinária, dia 13 deste mês.

"Caminhamos para que, no mínimo, cinco ou seis pontos da reforma do Judiciário, que forem de entendimento entre todos, sejam votados. Assim, a promulgação seria fatiada e o resto da reforma retornaria para nova análise da Câmara", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página