Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2004 - 18h07

CPI dos Bingos sai com ou sem operação abafa, diz Heloísa Helena

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) disse nesta segunda-feira que o requerimento propondo a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os bingos será apresentado com ou sem o que ela chama de "operação abafa" do caso Waldomiro Diniz.

O requerimento, de autoria do senador Magno Malta (PL-ES), já conta com 33 assinaturas, cinco a mais do que as 27 necessárias. No entanto, o Palácio do Planalto e os líderes governistas estão tentando convencer quem já assinou a voltar atrás.

Outra estratégia do governo para derrubar a CPI dos Bingos é a Mesa Diretora do Senado simplesmente recusar o requerimento. Heloísa declarou que nesse caso haverá recursos à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e ao plenário.

"As duas possibilidades que podem existir são ou os senadores se comportarem como moleques, retirando as assinaturas do requerimento ou a Mesa, ousando legitimar a promiscuidade entre o Palácio do Planalto e o Congresso engavetando. Mas nada disso resolverá, porque haverá recurso para a CCJ, recurso para o plenário e o assunto obrigatoriamente estará na ordem do dia", disse a senadora.

Sete petistas já assinaram o requerimento. Pelo menos um deles, Tião Viana (AC) já afirmou que se a bancada decidir ele retira o nome do documento. A bancada do PT deve se reunir nesta terça-feira (2).

Questionada sobre a possibilidade de a agenda "positiva" proposta pelo governo, contendo projetos na área social, ser usada para desviar a atenção sobre o escândalo envolvendo Diniz e a Casa Civil, Heloísa afirmou: "Os pobres estão sendo usados para acobertar o desmascaramento do tráfico de influência do senhor Waldomiro Diniz".

PSDB

Além da CPI dos Bingos, outra investigação promete tirar o sono dos governistas. O PSDB está recolhendo assinaturas para a instalação de uma CPI para investigar Diniz e suas supostas ligações com o jogo ilegal e com o financiamento de campanhas eleitorais de candidatos petistas.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MS) disse que deverá conseguir as 27 assinaturas nesta semana. "Nós vamos conseguir as assinaturas em função da enorme pressão da sociedade. Nesta semana nós conseguiremos", disse o tucano.

Nova MP

Ao comentar a declaração feita em São Paulo pelo ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), de que o governo pode editar uma nova medida provisória proibindo os bingos e caça-níqueis, Barros disse que a MP é importante do ponto de vista da proibição, mas não sepulta o assunto.

"A MP não elimina a necessidade de investigação, ela realça. É preciso investigar a influência do mais importante assessor do até então mais importante ministro da República dentro das suas funções no governo", declarou o senador.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página