Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2000 - 03h36

Datafolha: Célio vai a 33% e lidera em Belo Horizonte

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O atual prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro (PSB), assumiu a liderança isolada na corrida eleitoral na capital de Minas Gerais, indica pesquisa Datafolha feita anteontem.

Célio ganhou seis pontos percentuais em relação ao último levantamento em Belo Horizonte, feito em 24 de agosto, e tem agora 33% das intenções de voto.

João Leite (PSDB) permanece no segundo lugar, oscilando um ponto percentual para baixo -agora, o tucano tem 22%.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Assim, Célio tem entre 30% e 36%. João Leite está na faixa que vai de 19% a 25%.

Em terceiro lugar aparecem empatados Maria Elvira (PMDB) e Cabo Júlio (PL), cada um com 13%. Considerando a margem de erro, eles estariam no intervalo que vai de 10% a 16%.

O crescimento das intenções de voto em Célio se deu entre os eleitores com 41 anos ou mais (de 25% para 34%), entre as pessoas com nível superior de escolaridade (de 41% para 52%) e entre os que ganham acima de 20 salários mínimos (de 40% para 51%).

Prefeitos

Em outras cinco capitais, os atuais prefeitos permanecem na liderança na disputa eleitoral. Todos os levantamentos foram realizados anteontem. É a segunda rodada de pesquisas feita pelo Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que começou em 15 de agosto.

Em Salvador, o prefeito Antonio Imbassahy (PFL) oscilou um ponto para cima e aparece com 55%. O segundo colocado é Pelegrino (PT), que oscilou três pontos para mais e tem 23%. A margem de erro é de quatro pontos.

Roberto Magalhães (PFL), que disputa a reeleição em Recife, tem 50%. Tecnicamente empatados em segundo lugar estão João Paulo (PT), com 17%, e Carlos Wilson (PPS), com 15%. A margem de erro é de três pontos.

Em Curitiba, o prefeito Cassio Taniguchi (PFL) oscilou quatro pontos para baixo -limite da margem de erro na cidade- e tem agora 53%. O segundo lugar é dividido por Vanhoni (PT) e Mauricio Requião (PMDB), que estão empatados em 14%.

Jackson Lago (PDT) oscilou quatro pontos para cima -limite da margem de erro na cidade- e conta agora com 49% na disputa pela reeleição em São Luís. João Castelo (PSDB), agora com 23%, está na vice-liderança.

Em Maceió, a prefeita Kátia Born (PSB) oscilou dois pontos para cima e tem 29%. A margem de erro é de quatro pontos.

A disputa pelo segundo lugar na capital de Alagoas apresenta três candidatos tecnicamente empatados devido à margem de erro, de quatro pontos: Regis (PPS), com 19%, Nonô (PFL), com 14%, e Paulão (PT), com 13%.

Porto Alegre

Tarso Genro (PT) segue na liderança isolada em Porto Alegre, agora com 48% -oscilação positiva de três pontos em relação a 24 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos.

Genro, que foi prefeito entre 1993 e 1996, tenta o segundo mandato na cidade, atualmente administrada por Raul Pont -que acabou derrotado na convenção do PT e perdeu a oportunidade de tentar a reeleição.

A segunda colocação segue indefinida. Yeda Crusius (PSDB) e Alceu Collares (PDT) dividem a posição, empatados em 16%.

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página