Ex-procurador enviou ao STF nova denúncia sobre mensalão
FREDERICO VASCONCELOS
da Folha de S.Paulo
No final de sua atuação como procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza fez uma espécie de "limpeza nas gavetas" e encaminhou vários documentos ao Supremo Tribunal Federal para serem juntados à ação penal do mensalão --inclusive uma denúncia.
Entre os vários ofícios enviados pelo ex-procurador-geral há um relatório da Controladoria Geral da União, uma auditoria (com pedido de abertura de novo apenso), a requisição de novas diligências e o pedido de que seja requerido à 10ª Vara Federal do Distrito Federal cópia de material produzido em processo criminal.
A Folha não conseguiu obter detalhes sobre a denúncia no gabinete do relator Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, e na assessoria da Procuradoria.
Em agosto de 2007, o STF aceitou denúncia de Antonio Fernando e abriu processo criminal contra todos os 40 acusados de envolvimento no mensalão. A ação incluiu três ex-ministros, um ex-presidente da Câmara, 13 deputados e ex-deputados, dirigentes de partidos e de bancos e empresários.
Em janeiro de 2008, o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira aceitou um acordo com a Procuradoria e teve seu processo penal suspenso. Por três anos, ele não poderá ocupar cargo público, terá de prestar serviços comunitários, comparecer mensalmente à Justiça e informar ausência maior que oito dias de São Paulo.
Leia mais
- Lula atua para reconstruir PT pré-mensalão
- Após mensalão, Diretório Nacional do PT aprova código de ética
- STF nega a mensaleiro incluir Silvio Pereira como testemunha em processo
Outras notícias sobre política em Brasil
- Cinco deputados do PSDB anunciam saída da base de apoio ao governador do Paraná
- Suíça bloqueia outra conta na investigação do caso Alstom
- Blog do Josias: Saída de Sarney gera crise imprevisível, diz Lula a senadores
Especial



avalie fechar
avalie fechar
"Para isentar Azeredo, Toffoli usa defesa dos petistas no mensalão"
Exatamente o que pensei. Ele inocenta o Azeredo para poder isentar os mensaleiros. Nada como algo pré organizado e predeterminado pelo Lulla. LAMENTÁVEL. É ISSO QUE É UM JUIZ DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.O famoso "adivogadu di porta di cadeia"
Ainda bem que ele não agiu no caso do Battisti, senão ele teria ficado aqui sem a interferência do Lulla.
Ele defenderá todas as idéias do PT. Senado vocês fizeram a maior bobagem da sua história destruíram o sistema judiciário do Supremo.
avalie fechar