Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2004 - 15h13

Graziano é nomeado assessor especial da Presidência da República

Publicidade

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o ex-ministro extraordinário da Segurança Alimentar, José Graziano, 54, como seu assessor especial. A nomeação saiu publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. Graziano assume o novo cargo cerca de dois meses depois de ter deixado o governo.

Ele deverá ocupar uma sala no local mais cobiçado da Esplanada: o 3º andar do Palácio do Planalto, ao lado do gabinete de Lula. Graziano foi convidado pelo presidente no dia 3 deste mês, mas não deu uma resposta imediata. No entanto, depois do encontro, Lula teria assegurado a seus assessores mais diretos que ele aceitaria sua proposta.

Graziano deverá assessorar o presidente basicamente em duas áreas: redução de pobreza, que nesse caso inclui segurança alimentar e economia. Entretanto, isso não exclui outras áreas.

Tarefa especial

Lula deverá delegar a Graziano temas que demandem maior reflexão e pesquisa para que ele elabore pareceres sobre os temas. Além disso, ele tem bom trânsito no PT, cujo diretório tem feito críticas à política econômica. Graziano seria, nessa área, um bom intermediário entre o partido e o Planalto.

Com a nomeação oficializada, Graziano, passa a integrar o seleto grupo de assessores especiais de Lula, que tem ainda Clara Ant, que acompanha praticamente todas as reuniões do presidente, Marco Aurélio Garcia, que trata de diplomacia, e Frei Betto, que cuida do Fome Zero.

Graziano, que é professor licenciado de economia agrícola da Universidade de Campinas, começou a assessorar Lula em 1982.

No dia 3, ele voltou ao Planalto pela primeira vez após a demissão, ocorrida na reforma ministerial de janeiro. Mesmo sem ter cargo público, chegou num carro da Companhia Nacional de Abastecimento e reuniu-se rapidamente com Lula em seu gabinete.

No mesmo dia, Graziano embarcou com Lula para São Paulo, e os dois conversaram durante o vôo. O ex-ministro foi até o apartamento do presidente, em São Bernardo, onde estava sendo comemorado o aniversário de Fábio, um dos filhos de Lula.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página