Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2004 - 19h32

Agenda faz Lula suspender sessões de cinema no Alvorada

Publicidade

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
da Folha Online

Em função da agenda atribulada nas últimas semanas --agravada pela crise do escândalo que envolve o ex-assessor do ministro José Dirceu (Casa Civil) Waldomiro Diniz-- o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de assistir a filmes brasileiros em sessões promovidas quinzenalmente às terças-feiras no Palácio da Alvorada.

O último que Lula viu --em 18 de novembro do ano passado-- foi "A Taça do Mundo É Nossa", primeira incursão no cinema da turma do Casseta & Planeta. O Planalto afirma que não há programação para as próximas semanas.

Como maneira de dar projeção à imagem popular e carismática --que se contrapõe à política econômica austera e restritiva--, Lula assistiu a 13 produções em 2003: todas brasileiras, sempre na companhia de artistas que participaram dos filmes e com cobertura de fotógrafos da imprensa.

Antes com a presença de jornalistas, as sessões do "cine Alvorada" passaram a ser restritas a convidados do presidente. A decisão veio da primeira-dama, Marisa Letícia. Segundo sua avaliação, o único assunto que interessava aos repórteres era o comportamento de Lula nos encontros, e não o filme nacional que estava sendo exibido, que deveria ser o principal tema.

O presidente da Funarte (Fundação Nacional de Arte), Antônio Grassi, é o encarregado de promover as sessões, então quinzenais.

"Todo mundo quer passar filme para o presidente, então estabelecemos um critério: além de nacionais, obviamente, têm de ser filmes inéditos e às vésperas do lançamento. Isso já filtra muita coisa, senão fica uma loucura", diz.

Novo estilo

Os hábitos da chamada corte brasiliense --a cúpula do governo federal e funcionários que ocupam cargos de confiança-- sofreram uma espécie de "reviravolta" com a chegada dos petistas ao Palácio do Planalto.

Saiu de cena o estilo requintado do casal Fernando Henrique e Ruth Cardoso, que recebia os amigos com banquetes da cozinha internacional. No lugar, entraram os hábitos mais populares e comuns à maioria dos brasileiros, de Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia, como churrasco, cerveja e futebol.

Veja a lista dos filmes a que o presidente Lula assistiu no Alvorada.

"A Taça do Mundo É Nossa" (Casseta & Planeta), "Deus É Brasileiro" (Cacá Diegues), "Timor Lorosae" (Lucélia Santos), "Janela da Alma" (Walter Carvalho e João Jardim), "Carandiru" (Hector Babenco), "Apolônio Brasil" (Hugo Carvana), "Desmundo" (Alain Fresnot), "O Homem que Copiava" (Jorge Furtado), "O Caminho das Nuvens" (Vicente Amorim), "Amarelo Manga" (Cláudio Assis), "Narradores de Javé" (Eliane Caffé), "Seja o Que Deus Quiser" (Murilo Salles) e "Paulinho da Viola - Meu Tempo É Hoje" (Izabel Jaguaribe).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página