Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 19h30

Polícia apura supostas irregularidades no Fome Zero na terra natal de Lula

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

A Polícia Civil de Pernambuco investiga suposto desvio de dinheiro do programa Fome Zero em Caetés (a 245 km de Recife), município administrado pelo PT e terra natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cartões magnéticos que permitem a retirada do dinheiro pelas famílias favorecidas teriam sido recolhidos, e o dinheiro sacado. Geraldo Gomes, ex-coordenador do programa no município, é o principal suspeito da fraude. Ele foi afastado da função.

Inquérito aberto na delegacia de polícia da cidade indica a possibilidade de 80 pessoas terem tido seus cartões recolhidos. Em dois casos, já haveria provas de que o dinheiro foi desviado.

A suposta fraude foi denunciada em janeiro ao Ministério Público Estadual pelo agricultor José Paz de Oliveira, 41. Ele disse à promotora do município vizinho de Capoeiras, Silvia Amélia de Melo Oliveira, que seu cartão havia sido recolhido por Gomes, sob alegação de que, em breve, seria substituído por um novo.

Nada disso teria acontecido e, na data em que receberia o benefício, o lavrador disse que foi a uma agência da CEF (Caixa Econômica Federal). Lá, teria sido informado que os R$ 95 do programa já haviam sido sacados.

Alguns dias depois, o agricultor fez nova acusação. Afirmou ter sido pressionado por funcionários da Prefeitura de Caetés para que retirasse a queixa mediante o ressarcimento do dinheiro. Ele disse que recusou o acordo.

A promotora chegou a estudar a possibilidade de instaurar um inquérito civil para apurar eventual crime de improbidade administrativa contra a prefeitura. Porém verificou que a verba do programa não era repassada aos cofres municipais, e sim depositada diretamente pelo governo federal na conta dos beneficiados.

Sem a competência legal para investigar o caso, o processo será encaminhado pela promotora ao Ministério Público Federal.

Procurados hoje e ontem pela Agência Folha, o ex-coordenador do Fome Zero em Caetés Geraldo Gomes e o prefeito da cidade, José Luiz Sampaio, o Zé da Luz (PT), não foram encontrados para comentar o caso.

A mulher do prefeito e secretária municipal da Ação Social, Maria José de Sá Sampaio, disse que Gomes nunca teve vínculo com a prefeitura e que ele foi nomeado para o Fome Zero na cidade pelo comitê gestor, formado por representantes de vários segmentos da sociedade.

Ela confirmou a fraude e afirmou que Gomes sacou o dinheiro de cinco beneficiados. Segundo a secretária, o acusado mantinha ainda outros 65 cartões que havia recolhido na cidade. "Demos uma prensa e ele devolveu." Maria José de Sá Sampaio negou que a prefeitura tenha pressionado o lavrador a retirar a queixa.

O presidente Lula estaria hoje à noite em Pernambuco para participar, em Olinda (região metropolitana de Recife), da abertura da 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, evento que definirá as novas diretrizes para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a vigorar até 2007.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página