Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2004 - 08h07

Maluf se diz "feliz" com pesquisa

Publicidade

da Folha de S.Paulo

De Paris, o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) afirmou ter ficado "feliz" com o resultado da pesquisa Datafolha, que o colocou com 24% das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, seguido por José Serra (PSDB), com 22%, e pela atual prefeita, Marta Suplicy (PT), com 17%.

Maluf foi o único dos três pré-candidatos embolados na liderança pela prefeitura a falar sobre a pesquisa. Serra já disse que não é candidato, apesar da pressão do partido para que dispute o cargo. Marta, em evento ontem em São Paulo, evitou falar sobre o resultado do Datafolha.

"Estou muito feliz com a pesquisa. Isso mostra que São Paulo sempre se lembra de quem fez tudo pela cidade", disse Maluf, por meio de sua assessoria de imprensa. O ex-prefeito, que viajará para os Emirados Árabes e para Beirute (Líbano), ainda não disse se será candidato.

Mesmo sem um candidato definido, o PSDB comemorou o resultado da pesquisa, que mostra que o índice de rejeição a Marta, considerada a principal adversária, é igual ao de Maluf, 44%.

"O resultado é excepcional para Serra e muito ruim para Marta. Ela está no vermelho e acho difícil que consiga reverter esse cenário", afirmou José Aníbal, ex-presidente nacional do PSDB e também pré-candidato. Na avaliação dele, com Marta em queda nas pesquisas e Maluf tendo de responder a diversas acusações, sobra espaço para o crescimento de um futuro candidato tucano --Maluf é investigado por envio de dinheiro para o exterior.

A pesquisa Datafolha revelou também que, se Serra não disputar a prefeitura em 3 de outubro, o PSDB terá de fazer um grande esforço para emplacar outro nome.

O secretário Saulo de Castro Abreu Filho (Segurança), pré-candidato que conta com a preferência do governador Geraldo Alckmin (PSDB), enfrenta ainda o fato de ser pouco conhecido. Em um dos cenários da pesquisa, em que Saulo substitui Serra, o secretário tem 2% das intenções de voto --aparece empatado com Doutora Havanir (Prona). Procurado ontem, ele afirmou que, como secretário, não fala de eleição.

Para o presidente paulistano do PSDB, Edson Aparecido, o partido só irá definir o candidato no final de abril. "A pesquisa é ótima para Serra e muito ruim para Marta, que não conseguiu esconder sua péssima gestão.

Ela dificilmente irá reverter seu desgaste político e a decepção nacional com o PT", afirmou.

Discurso

Marta não quis comentar os resultados do Datafolha, mas aproveitou as centenas de pessoas reunidas ontem na inauguração do 18º CEU (Centro Educacional Unificado), em Sapopemba (zona leste), para falar de política.

Além de repetir suas críticas às gestões de Paulo Maluf e de Celso Pitta, durante seu discurso, com a voz muito rouca, Marta disse que a população de São Paulo "terá 45 CEUs ao todo se tivermos o próximo [governo]", condicionando, assim, o projeto à sua reeleição.

Apesar da piora do desempenho geral de Marta Suplicy registrada pelo Datafolha, os CEUs são responsáveis pela expressiva melhora nos índices de aprovação na área de educação da atual gestão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página