Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2000 - 11h33

Concorrentes buscam votos de ex-candidato em Belo Horizonte

Publicidade

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Folha de S.Paulo

Os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte se apressaram ontem em apoiar as propostas defendidas pelo deputado federal Cabo Júlio, buscando os votos de seu eleitorado. Segundo a última pesquisa da Datafolha, ele tinha 13% das intenções de voto antes de desistir de concorrer.

Até ontem, porém, apenas o prefeito Célio de Castro (PSB) tinha conseguido capitalizar a desistência do adversário, garantindo seu apoio e do ex-candidato a vice-prefeito de sua chapa, que pertence ao PFL.

O deputado estadual João Leite (PSDB), segundo colocado nas pesquisas, disse que o ex-candidato, até então, sempre havia se colocado "em oposição" ao prefeito atual da cidade, que, por sua vez, o atacou em todos os momentos como "candidato do Planalto" por pertencer ao partido do presidente Fernando Henrique Cardoso.

No último debate transmitido pela televisão na cidade, o prefeito afirmou que "o presidente FHC tem três candidatos em Belo Horizonte". Ele estava se referindo aos seus adversários que tinham melhor posição nas pesquisas de intenção de voto: o deputado João Leite, Cabo Júlio, que renunciou à candidatura, e a deputada federal Maria Elvira (PMDB).

Guarda mirim

O prefeito Célio de Castro disse ontem que, com a decisão de apoiá-lo, Cabo Júlio demonstrou ter mudado seu posicionamento com relação ao governo Fernando Henrique.

O deputado federal disse que só decidiu dar apoio ao prefeito depois que Célio de Castro concordou em apoiar sua proposta de criação de uma guarda mirim em Belo Horizonte.

O prefeito, no entanto, limitou-se a dizer que, se for reeleito, vai estudar o programa do ex-candidato.

A deputada federal Maria Elvira, candidata do PMDB, disse que é ela quem vai implantar as propostas de Cabo Júlio se for a eleita, como a criação da guarda civil municipal.


  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página