Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2004 - 14h09

PF retoma buscas de corpos de garimpeiros em RO

Publicidade

da Folha Online
da Agência Folha

A Polícia Federal retoma na tarde de hoje as buscas dos corpos de garimpeiros desaparecidos em disputa de terras com índios cinta-larga na região da cidade de Espigão d'Oeste (a 534 km de Porto Velho, em Rondônia). Pela manhã, as chuvas atrapalharam a operação de resgate dos corpos.

O superintendente da PF de Rondônia, Marco Aurélio Moura, disse que os corpos dos três garimpeiros mortos no confronto estão no IML (Instituto Médico Legal) de Ji-Paraná (RO), segundo a informações da Radiobrás.

Garimpeiros de Espigão d'Oeste afirmam que pelo menos 20 colegas permanecem desaparecidos desde o conflito ocorrido num garimpo clandestino na terra indígena Roosevelt, na última quarta-feira.

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, anunciou ontem, por meio de sua assessoria, que o órgão tomará medidas para tentar identificar e punir os garimpeiros que agrediram e tornaram refém um índio cinta-larga, em resposta à chacina.

O índio, que ontem a Funai disse tratar-se de Marcelo Kakin Cinta-Larga, foi libertado por volta da meia-noite de ontem, quase 12 horas após ser sido raptado por garimpeiros quando caminhava perto da delegacia da cidade.

A reserva possui uma jazida de diamantes que em agosto de 2003 passou a ser explorada pelos índios.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página