Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2004 - 21h30

MST e MPA fazem protestos no RS

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) realizaram hoje uma série de protestos em diversas cidades gaúchas, pedindo compensações para as perdas com a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Houve manifestações em frente a agências do Banco do Brasil e interrupções de estradas como a BR-153, a BR-480 e a BR-293.

De acordo com os dois movimentos, que integram a Via Campesina, 10 mil agricultores participaram dos protestos. A polícia não tem uma estimativa completa do número de participantes em razão da descentralização dos atos.

Ao todo, houve manifestações em 16 municípios gaúchos.

Em Palmeira das Missões, ocorreu um princípio de confronto com a Brigada Militar. Um agricultor foi levado ao hospital com ferimentos leves.

À tarde, o governador Germano Rigotto (PMDB) anunciou a liberação de sementes para a pastagem de inverno, a partir da negociação feita com o Banco Mundial para destinar R$ 10 milhões à compra das sementes.

As entidades, porém, cobram ainda uma bolsa-estiagem de R$ 300 mensais por família, a ser dividida entre os governos estadual e federal.

Em Porto Alegre, cerca de 500 pessoas, com a adesão da CUT e do MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados) participaram de uma manifestação em frente à sede do Banco Central.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página