Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 14h53

Genoino insinua falta de democracia plena nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O presidente nacional do PT, José Genoino, fez uma comparação entre a política de imigração norte-americana e as críticas que o governo federal sofreu por parte do governo americano em relação à expulsão do correspondente do jornal "New York Times". Ele insinuou que não há liberdade e democracia plena nos EUA.

Em um artigo publicado nesta sexta-feira no site do partido, cujo título é "A dignidade do presidente e o respeito ao Brasil", Genoino afirma: "Os Estados Unidos não deixam entrar legalmente em seu território pessoas de outros países, inclusive vários brasileiros, e agora o seu governo e os seus jornais querem dar lições de democracia e de liberdade para o Brasil".

Segundo o petista, "o Brasil seria uma 'República de bananas' se o governo não reagisse". O presidente do partido diz que o jornalista quis prejudicar o interesse do Brasil no exterior.

No texto, o presidente do PT diz que a liberdade de imprensa não está ameaçada no país após o visto de permanência temporário no Brasil do jornalista Larry Rohter ter sido cancelado pelo Ministério da Justiça --a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O correspondente do jornal americano publicou uma reportagem sobre um suposto hábito de beber de Lula.

Genoino afirmou que o correspondente difamou, injuriou e caluniou o presidente. "Essas atitudes são consideradas criminosas e os seus praticantes têm que responder perante a Justiça", diz o texto.

"Buscando minimizar o dano causado à dignidade do presidente e aos interesses do Brasil, as gestões do governo brasileiro junto ao jornal norte-americano não encontraram eco", escreveu Genoino.

Leia mais
  • Entenda a polêmica sobre a reportagem do "NYT"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página