Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 18h41

Governo deve recuar de punição ao correspondente do "NYT"

Publicidade

da Folha Online

O governo deve anunciar ainda hoje que revogará o cancelamento do visto temporário do correspondente do jornal americano "New York Times" Larry Rohter, autor de reportagem sobre o suposto hábito de abusar de bebidas alcóolicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A confirmação deverá ser feita pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que desembarcou nesta tarde em São Paulo após viagem à Suíça. Thomaz Bastos teria negociado por telefone com o presidente Lula --que também está em SP-- que reconsiderasse a decisão.

De acordo com informações do "Consultor Jurídico", o advogado do jornalista disse que ele enviou carta ao presidente, na qual afirma "que jamais teve a intenção de ofender Lula e que tem a maior consideração pelo Brasil".

Thomaz Bastos teria convencido Lula de que a carta equivale a uma retratação. Ontem, a senadores, Lula já havia admitido rever sua decisão caso o jornal se retratasse.

Em evento do PT na capital paulista, o senador Eduardo Suplicy (SP) confirmou a informação e disse que também havia sugerido a Lula que revisse a medida. Disse que Lula usou de "bom senso".

"O jornal se retratou e o presidente suspendeu a decisão. Foi a melhor solução e prevaleceu o bom senso", afirmou.

Leia mais
  • Entenda a polêmica sobre a reportagem do "NYT"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página