Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2004 - 19h27

Governo oficializa desistência de cancelar visto de repórter do "NYT"

Publicidade

JOÃO SANDRINI
da Folha Online, em Brasília

O governo federal publica no "Diário Oficial" da União de amanhã o despacho em que desiste de cassar o visto temporário de trabalho do jornalista americano Larry Rohter, do "New York Times".

Na semana passada, Rohter teve seu visto cassado por determinação do Palácio do Planalto e ganhou um prazo de oito dias para deixar o país após publicar no "NYT" matéria afirmando que um suposto consumo excessivo de bebidas alcoólicas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se tornado "preocupação nacional".

Porém, pressionado por aliados e por uma decisão desfavorável do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o Palácio do Planalto decidiu recuar da expulsão do jornalista. O motivo teria sido uma carta de retratação enviada pelos advogados de Rohter ao ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça).

Na carta, Rohter não pede desculpas ou admite erros na matéria publicada, mas afirma "jamais ter tido a intenção de ofender a honra do Excelentíssimo Senhor Presidente da República" e "reafirma seu grande afeto pelo Brasil e seu profundo respeito às instituições democráticas brasileiras, incluindo a Presidência da República".

No despacho que será publicado amanhã, divulgado hoje, Thomaz Bastos considera "suficientes" os termos da carta enviada por Rohter e revê a decisão de cancelar seu visto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página