Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2009 - 07h42

Igreja Universal pagava a empresas de bispos, diz relatório

Publicidade

FERNANDO BARROS DE MELLO
da Folha de S.Paulo

Os principais beneficiários dos pagamentos realizados pela Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), entre 2001 e 2003, foram empresas prestadoras de serviços controladas por membros da própria igreja, segundo relatório baseado em diretrizes do Banco Central sobre movimentações atípicas.

No período de março de 2001 a novembro de 2003, foram movimentados R$ 3,76 bilhões nas contas vinculadas à Iurd.

Até o fechamento desta edição, o advogado da Universal, Arthur Lavigne, não respondeu aos contatos da reportagem.

A Justiça recebeu na segunda-feira denúncia do Ministério Público de São Paulo e abriu ação criminal contra Edir Macedo, fundador da Iurd, e mais nove integrantes da igreja, sob acusação de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A investigação quebrou os sigilos bancário e fiscal da Universal e levantou o patrimônio acumulado por seus membros, segundo o Ministério Público, com dinheiro dos fiéis, entre 1999 e 2009.

Movimentações

As instituições financeiras enviaram informações listando como responsáveis pelas movimentações da Universal Denise Neves Justo (apontada no relatório como tesoureira da Iurd), Vandeval Lima dos Santos (citado como bispo do Conselho Episcopal) e Demerval Alves Silva (procurador ou representante legal da igreja).

Segundo o relatório, o dinheiro seria proveniente de depósitos em espécie e de transferências eletrônicas feitas por igrejas de todo o país. Os pagamentos seriam referentes a despesas do dia a dia da Iurd.

O relatório traz a lista das 51 maiores beneficiárias dos pagamentos. Segundo um levantamento feito pelo Ministério Público, a partir de informações no sistema da Secretaria da Receita Federal, as empresas têm como sócios membros da própria Universal.

É o caso da Rádio e Televisão Record, que tem como sócios listados pelo Ministério Público, entre outros, o bispo Honorilton Gonçalves da Costa, também denunciado. Ele aparece ainda no quadro societário da Televisão Record do Rio de Janeiro, que também recebeu recursos, segundo o documento.

A Editora Gráfica Universal, outra prestadora de serviços, tem como sócia, segundo o levantamento, a própria Iurd.

Somando-se as transferências atípicas e os depósitos bancários em espécie feitos por pessoas ligadas à Universal, o volume financeiro da igreja entre 2001 e 2008 foi de cerca de R$ 8 bilhões, segundo o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Comentários dos leitores
M Mig (2268) 28/12/2009 23h51
M Mig (2268) 28/12/2009 23h51
Francamente...
Sem bajular a Globo, mas a programação da Record perde em qualidade até para novela mexicana... É horrível!!!!!
Edir podia usar um pouco dos milhões que roub... digo recebe dos fieis para contratar um pessoalzinho melhor...
sem opinião
avalie fechar
Adriano Freire (1) 17/11/2009 21h44
Adriano Freire (1) 17/11/2009 21h44
Sempre fui um grande espectador dos jornais da Globo, mas de uns anos pra cá isso tem realmente me desanimado. isso tem acontecido com meus colegs de trabalho tambem, somos 16 pessos no escritório apenas 2 ainda assistem ao noticiario na Globo. Qual o motivo? a noticia expressa de forma tendenciosa. É nitido que a Globo perdeu o compromisso com a noticia apenas informada.
Basta assistir o Bom dia Brasil por exemplo, parecem cães latindo com uma vontade imensa de morder alguem! Se dão noticia de politica é sempre pra prejudicar quem governa, são ótimos para expor problemas mas são HorriveiS para transmitir uma solução. São "intrigueiros" como diria minha mãe, tipo essas pessoas que não tem o que fazer e ficam cutucando o alheio para arrumar alguma má noticia para criticarem. Tomo por base a noticia que nenhum brasilero aguenta mais ouvir que é sobre o apagão. Mas o JG insiste em manter vivo tal noticia ja superada. Depois querem me fazer engolir a "histórinha" de que o filme (que por sinal será muito bom) Lula, filho do brasil é um filme eleitoreiro, sei que não foi dito isso explicitamente pela Globo, mas fizeram como o de prache, arrumaram algum politico de oposição pra pronunciar a frase que está na garganta deles.
Pelo amor de Deus, deixem a mesquinhes de lado antes que seja tarde!
Voltem ao principio, quando a noticia éra dada sem lado, simplismente a noticia e guardem as opniões pra sí.
Se continuar assim teremos um novo ídolo no Brasil, Edir Macedo.
ACORDA Globo!!!
9 opiniões
avalie fechar
gilmar ferreira da silva (2) 17/11/2009 20h32
gilmar ferreira da silva (2) 17/11/2009 20h32
Sabemos muito bem a insistencia em "informar" a população com este assunto da igreja universal é mais uma reportagem com cunho discriminatorio se esquecendo que dentro da igreja milhares de pessoas com suas famílias que mudaram de vida, até agora não entendi porque não noticiam as muitas pessoas que foram beneficiadas com o trabalho da igreja. No momento estou pensando em cancelar tudo que me vincula a veiculos tendenciosos inclusive a minha assinatura uol banda larga. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1223)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página