Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2004 - 11h32

FHC inaugura instituto e diz que espaço não será palco eleitoral

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) disse neste sábado, em São Paulo, durante cerimônia de inauguração do iFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso) que seu instituto "não será palco para plataformas eleitorais".

"[O iFHC] não será palco para plataformas eleitorais futuras. Ele foi instituído para contribuir com a reformulação de uma agenda nacional a partir de perspectivas internacionais." Ele afirmou, entretanto, que um ex-presidente não deve se abster de discussões políticas sobre o país. "Isso não significa que um ex-presidente não deva opinar."

Questionado se o instituto faria críticas ao atual governo federal, FHC negou. "Se fosse para fazer críticas, faria ao meu governo também. O desemprego não começou no governo atual, o assunto é muito mais amplo", afirmou.

FHC disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado à inauguração do instituto, mas não pôde comparecer por causa de sua viagem à China. "Ele [o presidente Lula] pediu que o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) o representasse." Além de Bastos, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), compareceu à inauguração.

Entre os presentes ao evento estão Lionel Jospin, ex-primeiro-ministro da França, Julio Sanguinetti, ex-presidente do Uruguai, António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal, e o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer.

A cerimônia de inauguração iFHC conta ainda com uma palestra de Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, reservada aos convidados e que acontece na manhã deste sábado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página